A exposição Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ganhou uma versão virtual e grátis, já que a visitação foi suspensa devido à pandemia de coronavírus. O tour digital, que pode ser acessado aqui: www.ccbbvirtual.com.br, tem como referência a montagem da mostra na unidade do Rio de Janeiro, apesar das esculturas e objetos estarem “presos” na unidade de São Paulo desde o dia 13 de março, quando a rede divulgou a paralisação das atividades.
O primeiro espaço a ser visitado é o térreo, onde é possível ver a maquete da piramide de Gizé e a estátua de Ramsés II. O passeio pelo trajeto é acompanhado pela narração sobre os núcleos, feito pelo curador Pieter Tjabbes. Você pode, se quiser, desativá-la. O segundo espaço é o núcleo sobre vida cotidiana, dividido em outras quatro seções. Aí, você se depara com o fragmento de uma estátua, que data de 664 a 525 anos a.C.
Seguindo o percurso, encontra-se a parte sobre religião e a deusa Sekhmet, que tem corpo de mulher e cabeça de leoa. A estátua tem quase dois metros e cerca de 500 toneladas. Foi trazida ao Brasil em um avião cargueiro. Na última parte da exposição, dedicada aos ritos funerários, a grande atração da mostra é uma múmia. Chamada de Tararo, tem cerca de 1,50 metro de altura e deve ter vivido por volta de 700 anos a.C.
A navegação no site do passeio pela exposição sobre o Egito pode ser feito tanto por um menu superior quanto pela exploração do espaço expositivo. Além das imagens, há também explicações em áudio e textos. Até a pandemia passar, pode ser uma boa opção de passeio para família quarentener.
Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.