Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Artista denuncia especulação imobiliária em SP, no Museu da Imigração

Exposição tem obras de Alexandra Ungern e Heloisa Lodder

Por Ana Mércia Brandão
20 ago 2025, 16h41
museu-da-imigracao-exposicao
Série 'Tombamento" (2019) (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O Museu da Imigração inaugura, neste sábado (23), a exposição Deslocamentos da Memória. A partir de trabalhos das artistas Alexandra Ungern e Heloisa Lodder, a mostra propõe uma reflexão sobre a preservação e o apagamento de memórias urbanas e pessoais, destacando a potência da arte como meio de resistência, documentação e reconstrução de narrativas. A curadoria é de Rejane Cintrão.

Heloisa Lodder investiga a fragmentação e a degradação urbana, abordando o impacto da especulação imobiliária e o apagamento do patrimônio arquitetônico paulistano. A paulistana utiliza materiais como fragmentos de demolições, vistos na série Tridimensionalidade da memória. Sua produção abrange fotografia, videoarte, performance e objetos.

Alexandra Ungern parte da história de sua família para revisitar as experiências de imigração da Hungria para o Brasil no pós-Segunda Guerra Mundial.

A pernambucana radicada em São Paulo utiliza o processo de impressão fotográfica da cianotipia para imprimir fotografias antigas em tecidos, criando imagens que evocam tempos passados e afetos familiares. Trabalhos como Eu adorava esse tempo e Carregando memórias ressignificam objetos e imagens como guardiões de histórias.

Museu da Imigração. Rua Visconde da Parnaíba, 1316, Mooca, 2692-1866. Tem acessibilidade. Ter. a sáb., 9h/17h. Dom., 10h/17h. R$ 16,00. Até 14/12.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês