Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Exposição de Marcia de Moraes traz homenagem a Lacan e obras sinestésicas

No Centro Cultural Banco do Brasil até 4 de outubro, “A Terceira” traz majoritariamente obras inéditas da artista; entrada grátis

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 set 2021, 06h00
obra chuva choro, com colagem abstrata com diferentes cores
Chuva Choro (2021), de Marcia de Moraes: manifesto pelo que transborda (Filipe Berndt/Divulgação)
Continua após publicidade

Marcia de Moraes apresenta 43 trabalhos na exposição A Terceira, no subsolo do Centro Cultural Banco do Brasil. “O título é uma referência a uma conferência do (Jacques) Lacan (médico francês que renovou a psicanálise com seus conceitos), mas não para por aí, também sou a última e terceira filha dos meus pais”, explica Marcia. Com o adiamento de quase um ano da mostra devido à pandemia de Covid-19, ela teve tempo para produzir novas obras para a exposição — mais de 90% delas nunca foram vistas. No tríptico Chuva Choro (2021), que é uma colagem, vemos a estrutura orgânica, que parece entrelaçar tecidos e artérias, ser tomada por um derrame, que pode ser de seiva, gozo ou lágrimas. “Fala de tudo que escapa, transborda, pode ser a baba, pode ser o choro”, diz a artista.

> CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, ☎ 4297-0600. Quarta a sexta, 9h às 18h. Grátis. Visitas agendadas em: www.eventim.com.br/artist/marciademoraes. Até 4 de outubro.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 15 de setembro de 2021, edição nº 2755

Publicidade