O patrimônio histórico é o tema central de demonumentaRA, na Praça do Relógio da Cidade Universitária da USP. A mostra fará uma discussão sobre o tema por meio da realidade aumentada.
+ ‘Histórias Brasileiras’ revisita memória da Independência em bicentenário
Um aplicativo gratuito permitirá ao público acessar em totens QR Codes com modelos 3D de 22 obras históricas da cidade, a partir das 17h30 d0 dia 30/9. Entre elas, o Monumento à Independência (1922), de Ettore Ximenes, instalado no Ipiranga, e o Monumento a Ramos de Azevedo (1974), de Galileo Emendabili, no próprio câmpus. Os visitantes descobrem, ainda, informações sobre elas, em áudios.
+ ‘Desvairar 22’, em exposição no Sesc Pinheiros, traz misto de diferentes tipos de arte
Rodas de conversa sobre patrimônio e colonialidade e discussões a respeito da pertinência e a atualidade dos simbolismos, significados e representatividade dos monumentos também fazem parte do projeto idealizado pela artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) Giselle Beiguelman e pelo artista Bruno Moreschi, com direção-geral do designer Luís Felipe Abbud.
Praça do Relógio. Rua do Anfiteatro, Rua da Cidade Universitária, s/nº, Butantã, ☎ 3091-3116. ♿ Seg. a sex., 5h/20h. Sáb., 5h/14h. Grátis. Até 19/12. demonumenta.fau.usp.br
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de setembro de 2022, edição nº 2806