Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal na FAAP entra em cartaz em São Paulo na quarta (1º).
A exposição ocupa o Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, com reproduções de obras do pintor espanhol em grandes suportes.
Organizada pela Fundação Gala-Salvador Dalí, a mostra vai exibir no corredor central do espaço imagens das 100 obras mais importantes da carreira do artista, como La persistencia de la memoria (A persistência da memória) (1931) e Cristo de San Juan de la Cruz (Cristo de São João da Cruz) (1951).
As pinturas estarão expostas em paredes chamadas de “caixas de luz”, que contam com iluminação interna de filamentos de LED. O uso dessa tecnologia tem a intenção de aproximar as texturas e cores das telas originais, que não estarão na mostra.
O percurso imersivo de 1 200 metros quadrados, com seis áreas expositivas, inclui uma reprodução do ateliê do pintor, em residência dele na vila de Port Lligat, na região litorânea da Costa Brava, na Catalunha, e um ambiente audiovisual que explora outras facetas do surrealista, que também atuou como cineasta, designer, ilustrador, cenógrafo e diretor de arte.
Interações por vídeo no celular e uma sala com uma instalação em realidade virtual, com óculos e fone de ouvido, completam a experiência, que estreia em São Paulo.
A mostra tem concepção da empresa ArtDidaktik e produção da Conteúdo Criativo e do Instituto Totex.
MAB Faap. Rua Alagoas, 903, Higienópolis, ☎ 3662-7198. ♿ Ter. a dom., 10h/21h. R$ 60,00. Até 30/6. faap.br/museu.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de abril de 2024, edição nº 2890