CCBB exibe 114 obras de artistas negros, indígenas e LGBTQIA+
'Indomináveis Presenças' abrange diferentes linguagens artísticas, entre gravuras, fotografias, pinturas, esculturas e performances

O Centro Cultural Banco do Brasil exibe 114 obras de dezesseis artistas de diversas regiões do país em Indomináveis Presenças. Idealizada pela empresa baiana de fomento às artes visuais AfrontArt e com curadoria de Luana Kayodè e Cíntia Guedes, a exposição tem como foco valorizar as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIA+ nas artes brasileiras.
O percurso expositivo abrange diferentes linguagens artísticas, entre gravuras, fotografias, pinturas, esculturas e performances.
O paulista Emerson Rocha retrata em pintura o cotidiano da população negra e a homoafetividade periférica. A baiana Mayara Ferrão produz obras com a ajuda de inteligência artificial, que simulam fotos antigas, para criar uma iconografia de lésbicas negras. A artista indígena e travesti Uyra Sodoma, do Pará, conecta floresta e cidade em performances audiovisuais. Outra paraense em cartaz, mas radicada no Rio de Janeiro, Rafa Bqueer transita entre moda, escolas de samba e arte contemporânea, colocando em pauta questões raciais e LGBTQIA+.
Há ainda os artistas Adu Santos, Bernardo Conceição, Bixa Tropical, Edgar Azevedo, Cosmos Benedito, Gê Viana, Panamby, Helen Salomão, Juh Almeida, Lucas Cordeiro, Rafaela Kennedy e Rainha F.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, centro. ☎ 4297- 0600. Qua. a seg., 9h/20h. → Grátis. Até 7/4. ccbb.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de fevereiro de 2025, edição nº 2930.