Devido à pandemia de coronavírus, a Bienal do Livro de São Paulo terá sua primeira edição virtual em 2020. O evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro, acontecerá entre 7 e 13 de dezembro, guiado pelo tema “Conectando Pessoas e Livros”.
Na plataforma, com endereço ainda não divulgado, os leitores poderão assistir a palestras e comprar livros. Alguns núcleos, a exemplo da Arena Virtual e o Salão de Ideias, também contarão com uma versão digital.
“Pela primeira vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma. Nossa expectativa é receber 150 expositores e mais de 1 milhão de visitantes on-line”, destaca Vitor Tavares, presidente da CBL, em comunicado divulgado à imprensa.
Antes da pandemia, a Bienal estava marcada para ocorrer entre 30 de outubro a 8 de novembro no Expo Center Norte. Contudo, com a crise, ela foi cancelada. Até o anúncio da edição virtual, a CBL havia afirmado que o evento somente voltaria a acontecer em 2022. Felizmente, voltaram atrás.