A Bienal de São Paulo lançou hoje (12) o site da trigésima quarta edição. A página traz o calendário de mostras individuais, que integram o evento, informações sobre os artistas já anunciados, bem como acesso rápido às postagens feitas no Instagram.
A mostra coletiva, que teve sua realização adiada pela pandemia de Covid-19, tem também sua nova data informada lá: entre 3 de outubro e 13 de dezembro. O lugar que a abriga, não muda, é o pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera.
A Bienal de 2020 é norteada pelo tema Faz Escuro, Mas Eu Canto. Tem curadoria do italiano Jacopo Crivelli, junto a Paulo Miyada, curador adjunto. A primeira mostra individual dessa edição foi da peruana Ximena Garrido-Lecca, com abertura em 8 de fevereiro. No dia de sua inauguração, também houve a performance A Maze in Grace, do sul-africano Neo Muyanga.
Lista de artistas da Bienal de São Paulo em 2020
Três novos nomes que farão parte da mostra também foram anunciados nesta terça (12), são eles: Carmela Gross, Daniel de Paula e Gustavo Caboco. Eles se juntam ao time de 28 artistas já divulgados (confira a lista baixo) e esperam pelo restante, já que o grupo final da Bienal conta com 90 participantes.
- Abel Rodríguez
- Adrián Balseca
- Alex Katz
- Alfredo Jaar
- Antonio Dias
- Beatriz Santiago Muñoz
- Carmela Gross
- Carolina Maria de Jesus
- Clara Ianni
- Daniel de Paula
- Deana Lawson
- Eleonora Fabião
- Frida Orupabo
- Giorgio Morandi
- Gustavo Caboco
- Hélio Oiticica
- Jaider Esbell
- Joan Jonas
- Jota Mombaça
- Juraci Dórea
- Lasar Segall
- León Ferrari
- Lygia Pape
- Marinella Senatore
- Neo Muyanga
- Noa Eshkol
- Philipp Fleischmann
- Regina Silveira
- Trajal Harrell
- Ximena Garrido-Lecca
- Yuko Mohri
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90