Artista em cartaz retratou a São Paulo do século passado
Galeria de Arte André exibe obras de Augusto Marx ao lado de outras da impressionista Raquel Taraborelli

A Galeria de Arte André abriu, neste sábado (26), duas mostras paralelas de artistas que retratam paisagens. Ambas fazem parte do projeto Monográficas, concebido pelo curador Mario Gioia para exibir artistas marcantes na história da galeria, mas com menor visibilidade no circuito de arte.
Monográficas 6 tem cerca de trinta pinturas de Antônio Augusto Marx (1919-2008). O artista, arquiteto e urbanista carioca radicado em São Paulo retratou lugares da região metropolitana como Paraisópolis, Diadema e o Morumbi em décadas passadas.
As obras funcionam quase como registros arqueológicos de paisagens um dia rurais, mas, hoje, intensamente urbanizadas. Elas chamam atenção pelo uso de cores inusitadas, como o violeta e o amarelo.

Monográficas 7 é dedicada a Raquel Taraborelli (1957-2020), nome representativo do impressionismo brasileiro. Estão expostas mais de vinte obras da paulista de Avaré, muitas produzidas nos anos 2000. As telas retratam paisagens campestres, jardins de casas antigas, praias, vasos exuberantes e portas.
Galeria de Arte André. Rua Estados Unidos, 2280, Jardim Paulista, ☎ 3081-9697. → Seg. a sex., 9h/19h. Sáb., 10h/14h. Grátis. Até 31/5.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de abril de 2025, edição nº 2941.