Artista em cartaz em SP faz obras utilizando o próprio cabelo
Exposição acontece na Lacerdine Galeria de Arte

A Lacerdine Galeria de Arte, na Avenida Angélica, inaugura Trans-fios: Tecer Vidas na próxima quinta-feira (18), às 19h. A mostra é uma individual com 150 obras de Marta Matushita, a maioria feita a partir do próprio cabelo da artista. São xilogravuras, fotografias, instalações e objetos híbridos com elementos naturais como favos de abelha, exoesqueletos de cigarras e caracóis.
A artista nipo-brasileira natural de Guará, no interior paulista, começou sua trajetória artística aos cinquenta anos. Aos setenta, já expôs em países como Suíça, Alemanha e Estados Unidos.

Na exposição, com curadoria de Michiko Okano, ela apresenta obras como Epifania I e II, série com poesias de Clarice Lispector bordadas com cabelos da própria artista, outras criadas com cabelos de outras pessoas, como DNA (2016) e Conexão (2016).
A mostra inclui também as inéditas Manuscrito do cupim (2019) e Conexão I–IV (2019) e projetos desenvolvidos durante sua viagem ao Japão, em 2017, onde explorou sua identidade nipo-brasileira em diálogo com a natureza e os fios que a conectam às suas origens.
A artista fará uma performance durante a abertura usando seus longos cabelos, quando percorrerá o espaço da galeria tecendo fios invisíveis. A exposição também terá outras programações: no sábado (20), das 10h30 às 12h30, acontece a oficina Corpo & Caligrafia, com o especialista, doutor em educação Luiz Fukushiro, da Associação Shodō do Brasil; e às 16h, um bate-papo com a artista Marta Matushita e a curadora Michiko Okano; e dia 27, das 15h às 17h, será realizada uma palestra sobre como são feitas as gravuras japonesas com demonstração de impressão de xilogravura japonesa com Fernando Saiki, Doutor em Xilogravura pela Universidade de Artes de Tóquio. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla.
Lacerdine Galeria de Arte. Avenida Angélica, 2578, Higienópolis. Grátis. Até 2/10.