Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Feiras de arte e design ArPa e MADE acontecem no Pacaembu

O mesmo ingresso dá acesso aos dois eventos

Por Ana Mércia Brandão
21 jun 2024, 09h30
arpa-feira-de-arte
ArPa em 2023 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A Mercado Livre Arena Pacaembu recebe simultaneamente, a partir de quinta (27), a ArPa Feira de Arte e a MADE — Mercado, Arte, Design — o mesmo ingresso dá acesso aos dois eventos.

A ArPa reúne galerias e artistas com projetos inéditos e, em sua terceira edição, se divide em cinco setores. “Trazemos um olhar plural para a feira, para que ela realmente apresente um panorama das artes visuais contemporâneas”, explica a diretora Camilla Barella.

O setor principal reúne 41 galerias nacionais e internacionais, como Ricardo Von Brusky e Leme, que exibe a pintura Natureza-Morta com Antúrio, de Ana Elisa Egreja, publicada na seção Mural SP, de Vejinha, na edição de 17 de maio.

ana-elisa-egreja
Obra de Ana Elisa Egreja, pela Galeria Leme: na terceira edição da ArPa (Filipe Berndt/Divulgação)

Ana Carolina Ralston assina a curadoria do setor estreante, Base, com a exposição coletiva Todo ser vivo é a Terra dos outros, que será acompanhada por um ciclo de conversas nos quatro dias de evento. Curado por Germano Dushá, o UNI é dedicado a mostras individuais, com sete projetos de galerias locais e de países como Colômbia, Argentina, México e Espanha. Gratuita, a ala Arte em Campo traz esculturas e instalações sob curadoria do mexicano José Esparza Chong Guy. Um outro espaço será dedicado à produção de arte audiovisual.

Continua após a publicidade
yutaka-toyota
Obra de Yutaka Toyota, pela Ricardo Von Brusky: na ArPa (Stephanie Matias/Divulgação)

Já a MADE chega a sua 12ª edição com o tema Design em Movimento. “A arquibancada é como um tablado natural, então a usamos para expor os objetos e móveis pequenos”, conta Bruno Simões, responsável pela expografia. Ele divide a curadoria com o idealizador Waldick Jatobá, que explica: “O tema reflete sobre a movimentação da nova geração que expõe conosco, com experimentação de materiais e formatos”.

Focado no design colecionável, o evento reúne 74 estúdios e designers de diferentes partes do Brasil, sendo trinta estreantes, para apresentar novas peças autorais de mobiliário à iluminação. “O designer é um artista, mas pode ter dificuldade na comercialização. Queremos ajudar nisso também”, acrescenta o diretor Elcio Gozzo.

Continua após a publicidade
arvore-nordeste-aline-angeli
‘Árvore Nordeste’, de Aline Angeli: na MADE (Divulgação/Divulgação)

Mercado Livre Arena Pacaembu. Rua Capivari, portão 23. Qui. (27) a sáb. (29), 13h/21h. Dom. (30), 11h/19h. R$ 70,00. arpa.art. mercadodeartedesign.com.

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de junho de 2024, edição nº 2898.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade