Andy Warhol no Brasil: confira outras exposições de pop art em São Paulo
Galeria Berenice Arvani tem obras da Nova Figuração e Kovak & Vieira exibe individual de Abdiel Vicente

O movimento artístico da pop art foi eternizado pelo americano Andy Warhol (1928-1987), cujas obras chegam ao MAB Faap no dia 1º de maio em Andy Warhol: Pop Art!, a maior exposição do artista fora dos EUA. Confira mais duas exposições relacionadas à pop art em cartaz na capital paulista.
Pops e Rebeldes
A Galeria Berenice Arvani reúne obras de treze representantes da arte pop brasileira das décadas de 60 e 70 em Pops e Rebeldes. Inspirado esteticamente pela pop art americana, o movimento conhecido como Nova Figuração rompeu com o abstracionismo predominante em trabalhos que questionam fatos como a censura, a repressão e a violência da ditadura militar e utilizam colagens, apropriação de imagens e iconografia urbana.
Com curadoria de Celso Fioravante, a mostra reúne nomes como Nelson Leirner, Judith Lauand, Teresa Nazar, Glauco Rodrigues, Zélio Alves Pinto, Rubens Gerchman e Inácio Rodrigues.
Galeria Berenice Arvani. Rua Oscar Freire, 540, Jardim paulista, 3082-1927. → Seg. a sex., 10h/19h. Grátis. Até 5/5.
Factory Influences

Factory Influences traz doze obras de Abdiel Vicente, feitas com técnicas como pintura, aerografia e serigrafia manual. O artista se inspira em Andy Warhol e satiriza marcas famosas em suas obras, em uma crítica ao consumo exacerbado.
Vicente também relaciona suas imagens com música, influenciado por Peter Saville, responsável por criar capas de discos de artistas como New Order e Joy Division.
Galeria Kovak & Vieira. Rua Cônego Eugênio Leite, 150, Jardim américa, ☎ 99950-1986. Seg. a sex., 10h30/17h30. Sáb., 11h30/16h30. Dom., sob agendamento. Grátis. Até 20/5.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de abril de 2025, edição nº 2941.