Localizado em Amsterdã, Holanda, o Museu Van Gogh disponibiliza em seu site 4 369 obras que fazem parte de sua coleção. São pinturas de um dos mais reconhecidos artistas da História da Arte, que empresta seu sobrenome à instituição. Há, contudo, trabalhos de outros nomes que orbitam ao redor de Vincent, como o seu amigo e também grande nome, Paul Gauguin (1848-1903).
A página de busca do museu é simples de usar, basta buscar um termo qualquer ou o nome de artista. A forma como os resultados são apresentados também facilita muito. Quando você clica em mais obras, não é jogado em uma nova página, é mantido no mesmo lugar, ampliando somente o que você pode ver.
Outro ponto positivo é conseguir ter um panorama da produção de Van Gogh, conseguindo perceber as diferentes formas que eles produziu autorretratos, a presença ou não de pinceladas mais intensas, sem contar a influência da arte japonesa. Na penúltima obra, Vinhedo Velho Com Camponesa (1890), é possível reconhecer traços do ukiyo-e, que é um tipo de xilogravura e pintura nipônica. Ficou curioso? Role a página pelas 20 obras selecionadas pelo blog ARTE AO REDOR.