Uma história de pouco mais de vinte anos se encerra nesta sexta. O restaurante Ganesh, que foi uma referência da culinária indiana na cidade, serve a última refeição no jantar de amanhã e, depois, fecha as portas definitivamente.
Dono da casa, o empresário Mukesh Chandra conta que há tempos recebia propostas da direção do MorumbiShopping de interessados no ponto privilegiado da ala gourmet. “Nunca estava lotado, mas também nunca tive prejuízo”, contabiliza. “Meus almoços eram tranquilos, mas os jantares eram bons”. Desta vez, ele avaliou a proposta como irrecusável.
Chandra revelou que o espaço será ocupado pela primeira filial do Zucco. Conversei com um dos sócios do restaurante italiano, Rafael Martins, que adianta que o contrato deve ser fechado na semana que vem. Também não está definido se será uma filial ou uma casa com um estilo um pouco diferente da dos Jardins.
Esse não é o primeiro estabelecimento do qual Chandra se desfez neste ano. Em abril, ele pôs fim ao Govinda, que ficava no Brooklin, onde funcionou por mais de três décadas no mesmo endereço. “Ali, o motivo do fechamento foi outro”, revela. “Ocupávamos um imóvel muito antigo, que precisava de constantes reformas. Além disso, tivemos duas tentativas de assalto, porque estávamos em um local ermo.”
A queda de movimento, é claro, colaborou. O restaurateur acredita que a clientela prefira áreas mais badaladas. Tanto que sua intenção é montar um outro restaurante, desta vez no Itaim ou na região dos Jardins.
Estive no MorumbiShopping em 6 de agosto de 2011. Fiz um vídeo bem caseiro do pão nan sendo assado no forno tandoor. São imagens captadas do lado de fora do restaurante, através do vidro que até sexta separa a cozinha do corredor para clientes.
Fica aqui uma saborosa recordação do Ganesh. Com a baixa, restam apenas dois outros restaurantes indianos no roteiro de VEJA SÃO PAULO — Samosa & Company Indian Food e Tandoor. Uma pena!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=SA3pJvKJvqA?feature=oembed&w=500&h=281%5D