Não poderia ter causado comoção maior a eliminação de Estefano Zaquini na mais recente edição do MasterChef Brasil, levada ao ar na terça passada (11). O rapaz roliço e grandalhão caiu no gosto do público e vê-lo partir aos prantos balançou os fãs. Nas redes sociais, explodiram protestos contra sua saída.
+ A vida dos MasterChefs Elisa, Mohamad e Estefano além da TV
+ Esfano Zaquini depois elminação do MasterChef
+ MasterChef: a eliminação de Martin Casilli
Como a baixa aconteceu no fim de agosto, o cozinheiro amador que mora em uma favela de Santo André seguiu a vida trabalhando na oficina de serralheria de um tio, assim como continuou a aceitar encomendas de doces e salgados.
Em uma conversa aqui na redação, a editora Meriane Morselli fez uma sugestão que parecia tentadora: comprar um bolo de Estefano. Minha missão: testar o doce.
+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo
A etapa seguinte foi fazer a encomenda. Ligamos para Zaquini como um cliente qualquer, sem nos identificar. Na conversa com a repórter Mariana Oliveira, Estefano sugeriu sua melhor criação: um bolo de chocolate com morango. O valor: 105 reais por 2,5 quilos. A operação envolveu ainda retirar o pacote na casa de Zaquini, ontem mesmo (17).
+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella
Bem, estamos falando de uma distância de cerca de mais de 35 quilômetros. Ufa! O bolo chegou inteiro em uma caixa branca de papelão, sobre um prato grande revestido de papel-alumínio.
Surpresa! Ao abrir a caixa, parecia um daqueles bolões de padaria, que dão água na boca dos gulosos. Como era? As laterais eram revestidas de um creme beeem consistente, desses feitos com gordura vegetal e chocolate, que deu um tom marrom claro. Por cima, havia uma camada fina de gelatina de morango que dava uma cor vermelha tão brilhante como um espelho. Se você pensou em um bolo bem carregado no açúcar. Estava na medida.
+ Teste: Paçoquita versus Nutella
Bons mesmos não eram nem cobertura nem recheio mas a massa escura de chocolate, bem molhada e misturada a pedacinhos de morango fresco do recheio. Não é de estranhar que Zaquini tenha ganhado as competições de Alex Atata, quando teve de fazer um bolinho, e de Erick Jacquin, cuja tarefa era preparar o petit gâteau.
#gallery-4 {
margin: auto;
}
#gallery-4 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-4 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-4 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Quem quiser conhecer o cozinheiro amador ao vivo pode encontrá-lo no Tartar&Co, bistrô em Pinheiros que tem a consultoria de Erick Jacquin. Foi o chef francês quem levou Estefano para o restaurante. “Ele é tímido, mas está feliz”, diz Jacquin. “Acho que vai se adaptar bem.”
+ 10 pizzarias de dar água na boca
Por enquanto, Estefano trabalhará apenas pela manhã. Ele se dedicará a tarefas básicas como limpeza de verduras e picar legumes. Fazer doces? Nem pensar por enquanto.
+ Receita: feijoada do Esquina Mocotó
+ Receita: tiramisu original. É bico!
+ Receita: cheesecake de Nutella
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.