É hoje (27), às 19h30. Chega à nova edição o evento Sukiyaki do Bem, promovido pela ceramista Hideko Honma. Como tem acontecido nos últimos anos, algumas salas do Hotel Tivoli Mofarrej transformam-se em sede desse evento beneficente.
Neste ano, o jantar para 350 pessoas será preparado por cinco chefs renomados, japoneses ou de ascendência oriental: Adriano Kanashiro (Momotaro), Shin Koike (Sakagura A1), Tadashi Shiraishi (ex-Nobu de Saint Moritz e Mykonos), André Saburó (Quina do Futuro, Recife) e pela pâtissiere Saiko Izawa (Attimo). Participa também Guillermo Muro, responsável pelas cozinhas do Hotel Tivoli Mofarrej. Eles preparam diferentes versões de sukiyaki, clássico cozido de carnes e verduras. Haverá ainda uma harmonização de sakê e vinhos a cargo do sommelier Benedito Filho. O cardápio pode ser conferido no fim do post.
Como faz tradicionalmente ao fim do jantar, Hideko organiza um leilão de pratos de cerâmica customizados e autografados pelo próprios chefs que participam da preparação do banquete e de colegas que atuam na capital como Salvatore Loi, Bella Masano, Emmanuel Bassoleil, Carlos Ribeiro e o trio de masterjurados do programa MasterChef Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. Também poderão ser disputados aos lances do martelo objetos cedidos por esportistas como Cafu, Hugo Hoyama, Lars Grael e Amyr Klink, presentes no evento.
O Sukiyaki do Bem tem apoio do Consulado Geral do Japão, da Fundação Japão em São Paulo e do SENAC, cujos alunos de gastronomia participam da preparação das receitas.
A renda obtida nesta noite destina-se a duas entidades, a Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono e a Fundação Cafu.
Sukiyaki do Bem
Hoje (27), a partir das 19h30
Hotel Tivoli Mofarrej
Preço individual: R$ 500,00
Os convites estão à venda nos seguintes locais: Atelier Hideko Honma (Rua Pintassilgo, 429, Moema, tel.: 5042 4459) e Associação Dom Jose Gaspar – Ikoi no Sono (Rua São Joaquim, 381, sala 42, Liberdade, tel.: 3209 0215)
Em seis etapas, o menu chega é servido nessa sequência:
Salmão marinado, acompanhado dos cremes de tofu com shissô e cítrico com tobiko, pelo chef Adriano Kanashiro
Atum de sol selado na manteiga de garrafa, farofa de shissô, palha de alho-poró, purê de cará e brotos de coentro, pelo chef André Saburó
Shabu-shabu servido frio à moda “wafu-salada”, pelo chef Shin Koike
Kenchinjiru sopa vegetariana consumida por monjes budistas em texturas com caldo quente, pelo chef Guillermo Muro
Kurumi missô, a barriga de porco grelhado no missô
acompanhada de legumes, pelo chef Tadashi Shiraishi
Compota de pêra no saquê, pela confeiteira Saiko Izawa