A chef Morena Leite vem fazendo um trabalho exemplar no Santinho, inaugurado por ela e um sócio no interior do Instituto Tomie Ohtake. Seu movimentado bufê de almoço chama atenção pela variedade de grãos. Há sempre mais de um tipo de arroz e de feijão, além de lentilha, grão-de-bico e mix de sete cereais. Claro, não faltam sugestões de carne, peixe, boas massas e até uma tapioca feita na hora.
Um item simples e refrescante, colocado junto às saladas, aguçou meu apetite nas duas visitas que fiz ao restaurante. É um delicioso vinagrete de abacaxi. Morena, dona também do Capim Santo, me contou que não é autora da receita.
“Quem inventou o vinagrete foi o Henrique Dias, um dos meus cozinheiros”, revela. “Quando o contratei, fiquei com o pé atrás. Não tinha muita experiência e, ainda por cima, foi mal na entrevista. Resolvi testá-lo durante uma semana. E ele se saiu muito bem na prática. Superou minhas expectativas.”
Para fazer em casa
Vinagrete de abacaxi
Ingredientes
1 abacaxi médio
1 cebola-roxa
suco e raspas de 1 limão-cravo ou taiti
1 colher (chá) de gengibre fresco picado
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada em pedacinhos bem pequenos
1 colher (chá) de hortelã
sal e pimenta-do-reino
Modo de preparar
Divida o abacaxi ao meio, retire o miolo com cuidado de preservar a casca e corte-o em cubinhos bem pequenos. Reserve. Corte a cebola em cubos, adicione o gengibre, a pimenta dedo-de-moça, a hortelã, o sal e a pimenta-do-reino. Ponha para marinar por 30 minutos com o suco e as raspas do limão. Escorra o caldo que ser formar do abacaxi e adicione os cubos da fruta à cebola. Sirva dentro da casca do abacaxi.