Não se surpreenda, porém, com o título deste post. Nada muda no Allez, Allez!, aos menos na cozinha. O chef Luiz Emanuel Cerqueira de Souza e Lima, fundador do restaurante que está entre os pioneiros a levar uma culinária mais refinada para a Vila Madalena, passou adiante o controle administrativo da casa, mas continua a pilotar os fogões.
Luiz Emanuel, eleito o chef revelação de 2006 pela edição “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO, me contou que, embora o Allez, Allez! fosse lucrativo, ele vinha sendo minado por duas outras experiências sem êxito que comprometeram suas finanças. Quase vizinho ao bistrô, o chef abriu o mineiro Chafariz, que não vingou. Transformou o ponto no desastroso Café Sérvia, novamente sem sucesso. “Além disso, comprei as partes de meus sócios no Allez, Allez! e fiquei numa situação financeira delicada. Foi uma época terrível. Pensei inclusive em entregar o ponto.”
A solução surgiu em abril, quando Luiz Emanuel reencontrou a amiga de infância Raquel Melo Amaral, empresária mineira do ramo de máquinas copiadoras. Ele propôs passar a administração do negócio a ela e continuar cuidando da cozinha. Raquel topou. “Valia o investimento. Assumi todo o passivo”, diz Raquel, que disse ter desembolsado até agora 250.000 reais na transação e pretende investir 2 milhões de reais no negócio.
“Luiz Emanuel ficará livre criar suas receitas”, afirma Raquel, que faz planos de abrir uma filial do Allez, Allez! no Itaim, em 2012, e levar o restaurante para Belo Horizonte.
A mudança começa a render frutos. Luiz Emanuel está lançando um cardápio que você conhece aqui (os novos pratos estão marcados em amarelo). O chef conta que não terá mais couvert. O pão e manteiga depositados sobre a mesa na chegada dos clientes é cortesia. “Prefiro que as pessoas peçam uma entrada”, diz. Entre as novidades, há cinco saladas, além de outras duas já estavam no menu anterior. Todas podem ser pedidas em versão pequena ou grande, essa equivalente a um prato principal. A língua bovina e o jarret de vitelo ficam porque são muito pedidos pelos clientes.