Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Firin Salonu serve cardápio harmonizado com chás e cervejas

Nesta quarta (27), o chef Fred Caffarena recebe as especialistas Carla Saueresig e, sua filha, Sofia, para fazerem as combinações

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h33 - Publicado em 25 fev 2019, 17h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Até bem pouco tempo, a cozinha da Turquia era uma raridade na capital. Depois da reabertura com grande sucesso da lanchonete Kebab Salonu, no Sumarezinho, seus proprietários promoveram uma significativa expansão do ramo culinário (leia mais sobre o tema clicando aqui). Hoje são quatro endereços dedicados a apresentar uma visão gastronômica desse país que faz uma ligação da Europa com o Oriente Médio.

    É justamente em um deles, o Firin Salonu, que se promove um interessante tipo de harmonização nesta quarta (27), a partir das 20h. O chef e sócio Fred Caffarena recebe a especialista em chás Carla Saueressig, da extinta A Loja do Chá, e a sommelier de cervejas Sofia Saueressig, filha de Carla, para combinar as receitas turcas em um menu harmonizado com as duas bebidas em um menu harmonizado.

    A sugestão para preparar o cardápio especial e tão inusitado partiu de Carla que, em 2018, trabalhou com Caffarena utilizando as ervas como temperos em pedidas turcas. Além de levarem chá em sua composição, as receitas serão acompanhadas por infusões servidas geladas. “Não queremos uma harmonização por semelhança, mas de realce de todo um conjunto”, explica a especialista.

    Firin Salonu
    Atração por uma noite no pequeno restaurante de esquina: Sophia Saueressig faz a seleção de louras e morenas (Divulgação/Divulgação)

    Em seis etapas, a degustação terá sempre a parceria de duas bebidas para cada prato. O jantar começa com uma panacota de iogurte com pepino e sorbet de ervilha, acompanhada de chá-verde com menta mais uma cerveja belga no estilo witbier da marca Maniacs Brewing Co., essa selecionada por Sofia.

    Continua após a publicidade

    Entre os exemplos de sugestões que levam chá na preparação está o capelete de erva-mate com mandioquinha, demi glace de legumes e méis brasileiros. Vai à mesa junto de um copo de rooibos com laranja e canela e uma Double Vienna Lager, da cervejaria Morada.

    Firin Salonu
    Capelete de erva-mate com mandioquinha: companhia de chá de rooibos, laranja e canela mais a Double Vienna Lage (Divulgação/Divulgação)

    “Fiquei um pouco receoso quanto à harmonização da cerveja com as receitas e os chás. Quando fizemos a degustação do cardápio, me surpreendi”, garante Caffarena. “A ideia é que a comida tenha um tom e as bebidas, outros. O desafio foi deixar tudo balanceado.”

    Continua após a publicidade

    Encerra o jantar o malabie, manjar feito com leite de frutas secas regado por calda fresca de frutas cítricas com suspiro e caramelo de miski, uma resina colhida da aroeira. Chega com a escoltada de chá de rooibos ao limão e uma Black Chocolate Stout, da Brooklin.

    Para reservar e provar as combinações, basta enviar um e-mail para alojadochatg@gmail.com. O cardápio completo com a bebidas custa 280 reais.

    Clique para conferir o menu:

    Continua após a publicidade
    Firin Salonu
    Cardápio (Divulgação/Divulgação)

    Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

    Publicidade

    Publicidade