Na última segunda (19), mais de cinquenta pessoas do ramo da gastronomia entre chefs, restaurateurs e empresários, se reuniram para o terceiro Nespresso Day. O evento, organizado pela empresa suíça de cafés em parceria com VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, tratou da renovação gastronômica pós-pandemia.
Quem conduziu o debate liderado pela chef Tássia Magalhães, do italiano Nelita e da padaria Mag Market, e Ricardo Garrido, um dos fundadores da Cia. Tradicional do Comércio, foi o editor-sênior da revista Arnaldo Lorençato.
Introduzido por Adriana Vieira, gerente comercial da Nespresso Professional, o bate-papo de duas horas sediados na unidade JK do restaurante de carnes NB Steak, abordou temas como as dificuldades e situações surgidas nos três anos de pandemia, entre eles a dependência ao delivery, a transformação do gosto do público e a capacitação das equipes de cozinha e de salão. Outro ponto alto da conversa foi o renascimento do setor, que parece ter voltado ainda mais vigoroso com muitas inaugurações depois de um período tão duro.
“São muitas questões importantes a serem consideradas para abrir um novo negócio, talvez a primeira delas o ponto ideal”, declarou Tássia, que abriu o Nelita na Rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, três anos atrás. Até aquele momento, era uma via mais tranquila e que hoje está congestionada de estabelecimentos gastronômicos.
Para Garrido, o Brasil tem como melhor qualidade a hospitalidade. “O nosso país pode ter como maior marca internacional o mercado de bares e restaurantes, nós somos naturalmente hospitaleiros e sabemos atender bem”, defende o empresário. Ele também afirmou que “a gente precisa se ajudar mais para sermos ainda mais emblemáticos”.
Na plateia podiam ainda ser vistos os sócios do Grupo Le Jazz Gil Carvalhosa e Paulo Bitelman, o empresário Marcelo Fernandes, do Kinoshita e Foglia Forneria Artignale, a restauratrice Claudia Abbud, do Farabbud, Saj e Padoca Filosófica, Tato Moniz, do Gael Cozinha Mestiça, o proprietário do Sujinho Manuel Afonso da Rocha, o chef Enrique Paredes, do Ama.zo – Cozinha Peruana, o sócio do Cór Gustavo Mora, Fabian Daltoé, à frente do Mug.sp e Gum.sp, Olivardo Saqui, do Quinta do Olivardo, no Brooklin e em São Roque (SP), a consultora de negócios gastronômicos Cintia Goldenberg, e Raul Lemos, ex-MasterChef que comanda o Casa Lab.
Diretamente do Rio de Janeiro para prestigiar o evento, o professor Breno Cruz, conhecido como Preto Gourmet, também marcou presenta e dividiu mesa com o chef Edson Leite, da escola Gastronomia Periférica e do restaurante Da Quebrada, e apresentadora Samantha Luz, do Sabor & Luz no GNT.
“A gente precisa fazer uma capacitação dos profissionais. Eles são qualificados e depois capacitados dentro de cada restaurante”, assegurou o chef Edson Leite.
A Nespresso promete ainda mais um encontro do setor para o segundo semestre. Mais adiante, os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail eventos.abril@abril.com.br. As vagas são limitadas e sujeitas a confirmação.