A gigante de vinhos Miolo Wine Group acaba de ampliar o portfólio. Está chegando de mansinho às lojas especializadas e supermercados o primeiro exemplar de malbec produzido pela empresa gaúcha, que está no mercado há 34 anos e tem diferentes terroirs no Nordeste e no Sul do país.
Para produzir a variedade que é ícone de vinho argentino foi escolhida a Campanha Gaúcha, no bioma Pampa. Localizada entre os paralelos 29 e 31 sul, fica no extremo sul do Rio Grande do Sul, região fronteiriça com a Argentina e o Uruguai.
Foram produzidas 27 000 garrafas da safra 2022, somente da linha reserva e que trazem no contrarrótulo o selo da Vegan Society. Indicado particularmente para churrasco, cada exemplar de 750 mililitros tem preço sugerido de R$ 62,99 na loja virtual da Miolo.
No lançamento realizado na capital paulista em julho na churrascaria NB Steak, foi apresentado também o Sesmarias 2023, o vinho de mais alta gama da empresa e tratado como joia pelo enólogo Adriano Miolo. Assim como se faz na França para um clube muito seleto de compradores, há uma pré-venda para apaixonados pelo rótulo.
O corte é feito a partir das uvas cabernet sauvignon, merlot, petit verdot, tannat, tempranillo e touriga nacional cultivadas na Vinícola Seival, em Candiota, também na Campanha Gaúcha, fermentadas em barricas de carvalho francês para, em seguida, descansar dezoito meses em barricas novas da mesma madeira. Menos de 10 000 garrafas estarão disponíveis no mercado, e para poucos. Na compra antecipada, cada caixa com seis tem preço de R$ 3923,46.
Para aquisição imediata, estão disponíveis na Amazon outros rótulos da Miolo, como o espumante Cuvée Brut Rosé (compre aqui) e o tinto Lote 43 (compre aqui), de merlot e cabernet sauvignon. Custam R$ 68,93 e R$ 273,42, respectivamente (preços sujeitos a alteração).
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de agosto de 2023, edição nº 2853.
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