Sem restaurante três-estrelas, Michelin de Portugal anuncia nomes de 2025
Os endereços portugueses destacados pelo guia gastronômico foram anunciados em um evento na noite desta terça (25) na cidade do Porto

O Michelin de Portugal divulgou, nesta terça (25), os restaurantes do país que receberam as cobiçadas estrelas dadas pelo guia— mas nenhum recebeu a distinção máxima de três-estrelas, ainda inédita no país.
Os resultados foram anunciados em uma cerimônia no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na cidade do Porto, na qual Vejinha esteve presente.
Até a edição de 2023, o Michelin divulgava os premiados numa gala conjunta entre Portugal e Espanha. No ano passado, houve a separação das duas edições e do evento. Esta, portanto, foi a segunda cerimônia 100% portuguesa — em 2024, o evento foi em Albufeira, no Algarve.

Não foi desta vez que Portugal conquistou a terceira-estrela, embora nos bastidores muitos chefs comentassem que o Belcanto, de José Avillez, chegasse lá. Para o guia, um lugar três-estrelas é o que tem “uma cozinha única, justifica a viagem”.
Todos os endereços dois-estrelas do ano passado mantiveram a distinção: Alma (Lisboa), Antiqvvm (Porto), Belcanto (Lisboa), Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), I’l Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (Porches), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Joya (Albufeira)
Ganharam uma estrela pela primeira vez oito casas: Arkhe (Lisboa), Blind (Porto), Grenache (Lisboa), Marlene (Lisboa), Oculto (Vila do Conde), Palatial (Braga), Vinha (Vila Nova de Gaia) e Yōso (Lisboa), japonês tocado pelo mineiro Habner Gomes.
A chef Marlene Vieira, do Marlene, foi aplaudida de pé — a casa foi um raro endereço comandado por uma mulher a receber distinção, algo inédito neste século.
O Encanto, de José Avillez, levou a estrela verde, dedicado à gastronomia sustentável.
A cerimônia do Michelin
Antes da cerimônia, uma presença brasileira recepcionava os convidados: a confeiteira e jurada do MasterChef Portugal Juliana Penteado, que é paulistana, entrevistava os chefs no tapete vermelho.

Autoridades e nomes institucionais tiveram falas no início do evento, que contou com uma apresentação da banda Expresso Transatlântico antes do início dos anúncios.
A apresentadora Marta Leite Castro também revelou os prêmios especiais de sala (serviço), sommelier e jovem chef.
Foram anunciados, ainda, os 35 novos restaurantes recomendados pelo guia que não receberam estrelas e os bib gourmands, ou bons e baratos, que tiveram cinco inclusões: Canalha (Lisboa), Contradição (Bragança), Oma (Porto), Pigmeu (Lisboa) e Terruja (Alvados).
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android