Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sem restaurante três-estrelas, Michelin de Portugal anuncia nomes de 2025

Os endereços portugueses destacados pelo guia gastronômico foram anunciados em um evento na noite desta terça (25) na cidade do Porto

Por Saulo Yassuda, do Porto
Atualizado em 25 fev 2025, 22h00 - Publicado em 25 fev 2025, 19h24
Várias pessoas em cima do palco
Michelin Portugal: oito endereços duas-estrelas (Saulo Yassuda/Veja SP)
Continua após publicidade

O Michelin de Portugal divulgou, nesta terça (25), os restaurantes do país que receberam as cobiçadas estrelas dadas pelo guia— mas nenhum recebeu a distinção máxima de três-estrelas, ainda inédita no país.

Os resultados foram anunciados em uma cerimônia no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na cidade do Porto, na qual Vejinha esteve presente.

Até a edição de 2023, o Michelin divulgava os premiados numa gala conjunta entre Portugal e Espanha. No ano passado, houve a separação das duas edições e do evento. Esta, portanto, foi a segunda cerimônia 100% portuguesa — em 2024, o evento foi em Albufeira, no Algarve.

Michelin Portugal: estrelas foram reveladas nesta terça (25) no Porto
Michelin Portugal: estrelas foram reveladas nesta terça (25) no Porto (Saulo Yassuda/Veja SP)

Não foi desta vez que Portugal conquistou a terceira-estrela, embora nos bastidores muitos chefs comentassem que o Belcanto, de José Avillez, chegasse lá. Para o guia, um lugar três-estrelas é o que tem “uma cozinha única, justifica a viagem”.

Todos os endereços dois-estrelas do ano passado mantiveram a distinção: Alma (Lisboa), Antiqvvm (Porto), Belcanto (Lisboa), Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), I’l Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (Porches), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Joya (Albufeira)

Continua após a publicidade

Ganharam uma estrela pela primeira vez oito casas: Arkhe (Lisboa), Blind (Porto), Grenache (Lisboa), Marlene (Lisboa), Oculto (Vila do Conde), Palatial (Braga), Vinha (Vila Nova de Gaia) e Yōso (Lisboa), japonês tocado pelo mineiro Habner Gomes.

A chef Marlene Vieira, do Marlene, foi aplaudida de pé — a casa foi um raro endereço comandado por uma mulher a receber distinção, algo inédito neste século. 

O Encanto, de José Avillez, levou a estrela verde, dedicado à gastronomia sustentável.

A cerimônia do Michelin

Antes da cerimônia, uma presença brasileira recepcionava os convidados: a confeiteira e jurada do MasterChef Portugal Juliana Penteado, que é paulistana, entrevistava os chefs no tapete vermelho.

Continua após a publicidade
Michelin Portugal: oito endereços duas-estrelas
Michelin Portugal: cerimônia no Centro de Congressos da Alfândega do Porto (Saulo Yassuda/Veja SP)

Autoridades e nomes institucionais tiveram falas no início do evento, que contou com uma apresentação da banda Expresso Transatlântico antes do início dos anúncios.

A apresentadora Marta Leite Castro também revelou os prêmios especiais de sala (serviço), sommelier e jovem chef.

Foram anunciados, ainda, os 35 novos restaurantes recomendados pelo guia que não receberam estrelas e os bib gourmands, ou bons e baratos, que tiveram cinco inclusões: Canalha (Lisboa), Contradição (Bragança), Oma (Porto), Pigmeu (Lisboa) e Terruja (Alvados).

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.