Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER de 2022 tem festa de lançamento

A cerimônia de premiação dos melhores da gastronomia aconteceu no 033 Rooftop, do Teatro Santander, e foi transmitida pela internet

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 nov 2022, 01h46 - Publicado em 3 nov 2022, 23h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foi um retorno e tanto. A premiação do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER voltou, no dia 3, ao formato presencial, com os finalistas da edição de gastronomia reunidos, depois de dois anos com a entrega dos prêmios só com transmissão on-line.

    A festa no 033 Rooftop, na cobertura do Teatro Santander, na Vila Olímpia, recebeu quase 350 convidados e ainda pode ser vista pelo YouTube, onde teve picos de mais de 1 000 espectadores simultâneos. Na 26ª edição, o guia é o mais respeitado do país e destaca restaurantes, bares e endereços de comidinhas mais as personalidades do ramo.

    + Comer & Beber 2022: conheça todos os premiados da edição

    O evento contou com a presença do publisher da Abril, Fabio Carvalho. Teve a condução do crítico Arnaldo Lorençato, à frente da edição especial, e da apresentadora Astrid Fontenelle. “Além de reunir nomes consagrados, essa edição põe em primeiro plano os estreantes. Tanto que 25% dos finalistas surgiram de 2021 para cá. Uma de nossas missões é revelar talentos”, afirma Lorençato.

    Mulher vestida de preto entre dois homens, um deles com uma placa
    Miá Mello entrega a placa de melhor carne para Alexandre e Guilherme Mora (Wanezza Soares/Veja SP)

    Para entregar os prêmios em 37 categorias foram convidados o escritor e colunista de VEJA Walcyr Carrasco, os atores Miá Mello e Juan Alba, os apresentadores Regina Volpato e Zeca Camargo, os jornalistas Débora Freitas e Daniel Adjuto, o youtuber Mohamad Hindi e a atriz, cozinheira e produtora de conteúdo Isa Scherer. Também subiram ao palco a editora-chefe da Vejinha, Alessandra Balles, e os repórteres Saulo Yassuda e Fernanda Campos Almeida.

    Continua após a publicidade

    Em comidinhas, o título de confeiteira do ano foi para a chef Vivianne Wakuda, da Vivianne Wakuda Pâtissière, que ficou quase sem palavras com a surpresa. “Os concorrentes eram muito fortes”, disse. Na seção de bares, a turma do Cineclube Cortina fez festa no palco ao ganhar o prêmio de bar revelação. Momentos depois, a bartender argentina Chula, também do Cortina, voltou saltitante ao palco para levar mais uma placa: a de bartender do ano

    Carla Pernambuco se emocionou ao receber o prêmio de Personalidade Gastronômica.
    Carla Pernambuco se emocionou ao receber o prêmio de Personalidade Gastronômica. (Veja SP/Veja SP)

    Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega do título causa social a Thiago Vinícius de Paula da Silva pelo projeto de distribuição de marmitas. “Favela é potência”, disse, ao lado da mãe, Tia Nice. Aplaudida de pé, Carla Pernambuco comoveu a plateia ao derramar lágrimas e arrematar os prêmios de melhor restaurante variado (Carlota) e personalidade gastronômica.

    + Saiba quais foram os endereços favoritos dos leitores

    Continua após a publicidade

    O empresário Guilherme Temperani, à frente do Vila Anália, a estreia do ano, foi considerado o restaurateur do ano. “Os funcionários me pediam para trazer o título para a Zona Leste, mas já somos merecedores só de termos sido indicados. Ser contemplado com o prêmio mais importante da gastronomia paulistana é algo que todo mundo almeja e espera”, afirmou. O chef paraibano Onildo Rocha também arrematou duas placas: a de melhor restaurante brasileiro (Notiê Priceless) e de chef do ano. “Com a indicação já percebemos um movimento diferente, agora com a premiação vai ser bem legal”.

    No fim de semana, os estabelecimentos começaram a sentir os efeitos do guia. “Batemos recorde de vendas no presencial e no delivery”, disse Benon Chamilian, do árabe número 1, o Chef Benon. Também alcançou altos números a melhor pizzaria, Foglia Forneria Artigianale. “A força da revista é muito grande”, afirmou o sócio Franco Ravioli. Bombou, ainda, o intimista Cava Bar, o melhor para ir a dois. Chegou a contabilizar 31 casais na fila de sábado (5).

    O evento foi apresentado por Santander. “O COMER & BEBER é um incentivo super importante para o nosso país, desde o produtor aos restaurantes”, diz Bibiana Berg, Superintendente Executiva de Cultura, Eventos e Patrocínios do Banco Santander. “Temos foco grande no empreendedorismo do país.”

    Nespresso, iFood e Stella Artois foram os patrocinadores da cerimônia, que teve apoio de Get In. “Ficamos felizes em fazer parte disso e ver o quanto o delivery conseguiu ajudar os estabelecimentos durante a pandemia”, contou Nathalie Mertens, head comercial do iFood. Adriana Vieira, diretora comercial da Nespresso, adicionou: “Apoiar o COMER & BEBER há anos é sempre gratificante, assim como ver novos chefs aparecendo”, afirma. 

    Continua após a publicidade

     “Estar aqui, vendo várias vencedoras e diversidade racial, foi importante para nós enquanto marca e além. É algo importante para a sociedade”, acredita Yasmin Paulino, especialista de marketing da Ambev para a Stella Artois. Fabrício Nunes, CMO do Get In, diz que o guia “endossa a importância do cenário gastronômico de São Paulo e do Rio do Janeiro. Para o Get In, que quer oferecer a melhor experiência, é algo inigualável.”

    + Os melhores endereços bons e baratos

    + Conheça os melhores restaurantes

    + Consulte os bares campeões 

    + Veja os premiados em comidinhas

    + Assine a Vejinha a partir de 9,90.

    Publicidade

    Publicidade