Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

A tradicional pizzaria Speranza do Bixiga ganha novas salas

Foi quase um ano e meio de reformas sem que a clientela que lota suas mesas todas as noites percebesse. Sim, a Cantina e Pizzaria Speranza, na Bela Vista, conhecida apenas como Speranza, passou por uma significativa ampliação.  São essas transformações que a sócia Paola Tarallo Altieri apresenta para nossos leitores no vídeo abaixo.  O […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 nov 2018, 18h15 - Publicado em 28 set 2011, 01h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foi quase um ano e meio de reformas sem que a clientela que lota suas mesas todas as noites percebesse. Sim, a Cantina e Pizzaria Speranza, na Bela Vista, conhecida apenas como Speranza, passou por uma significativa ampliação. 

    São essas transformações que a sócia Paola Tarallo Altieri apresenta para nossos leitores no vídeo abaixo. 

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=JrnytVwGs9s?feature=oembed&w=500&h=281%5D

    O pavimento superior ganhou duas novas salas e uma agradável varanda. Originalmente, esse espaço era a residência dos proprietários, que deixaram o imóvel em 1979. Em seguida, essa parte do sobrado foi ocupada como moradia de funcionários até o início da obra, em março de 2010. 

    Como na unidade de Moema, o projeto de reforma é do arquiteto Roberto Migotto. “Pedimos a ele que fizesse a menor interferência possível, conservando as características originais da casa”, conta Paola. 

    Assim, as duas novas salas tiveram as paredes descascadas e os tijolos ficaram aparentes. Da metade para baixo, ganharam um barrado de madeira branca. 

    Continua após a publicidade

    A ampliação permitiu que fosse construído mais um forno, desta vez junto ao salão que já existia na parte superior do sobrado para atender aos pedidos feitos nesse pavimento. “Assim, as pizzas chegam mais rápido às mesas do piso superior sem perda de qualidade”, acredita Paola. 

    Paola mostra o novo forno do pavimento superior: exclusivo para atender os clientes que ocupam aquela parte do sobrado (Foto: Arnaldo Lorençato)

    Continua após a publicidade

    A decoração ganhou detalhes como uma tela da artista plástica Bel Magalhães, mineira radicada no Rio, inspirada no quadro “Os Emigrantes”, pintura de 1910 do italiano Antonio Rocco (1880-1944), que está na  Pinacoteca do Estado. “Meu pai, Antonio Tarallo, filho dos fundadores, tinha paixão por essa obra. Foi uma forma de homenageá-lo. Para ele, que faleceu em 2006, essa imagem representava a história de nossa família. Uma história de imigrantes tem um significado muito forte para nós”, revela Paola. 

    Além disso, um dos ambientes foi adornado com um lustre de xícaras e o antigo salão que existia no piso superior ganhou um bonito jardim com flores, ervas e hortaliças, como berinjelas.

    Continua após a publicidade

    Detalhes divertidos: lustre de xícaras (Foto: Arnaldo Lorençato)

    Bem, com tantas mudanças, as pizzas da Speranza, indicada com um voto na edição “Comer & Beber” deste ano e ganhadora do título de melhor pizzaria da cidade nos anos de 1999, 2000 e 2001, continuam com a qualidade de sempre. O cardápio, porém, não se resume a elas. Reúne opções de massas e carnes desde a inauguração em 1958. A chef Monica Tarallo dá duas receitas de sucesso na casa. Confira: 

    Continua após a publicidade

    + Ravióli de ricota ao sugo napolitano 

    + Gnocchi verdi con la mozzarella di bufala e provolone

    Publicidade
    Publicidade