Na última semana de julho de 1983, a revista VEJA trouxe uma novidade em suas páginas internas: um caderno especial com atrações culturais da cidade de São Paulo. Batizado de VEJA EM SÃO PAULO, sua primeira capa deu destaque à atriz americana Elizabeth Taylor, cujo filme A Megera Domada seria exibido naqueles dias na extinta TV Manchete, e ao espetáculo O Grande Circo Místico, à época em cartaz no antigo Palace.
O guia cultural voltaria a ser publicado nesse formato até 1985, quando foi alçado à condição de encarte destacável de VEJA. Ali deixou de ser apenas um roteiro de espetáculos, tornando-se uma revista com personalidade própria ao abordar demais assuntos de interesse dos paulistanos.
A edição número 1 foi às bancas na semana de 9 de setembro daquele ano, com a reportagem “A magia dos Jardins” e capa ilustrada por desenhos do artista Ivald Granato.
Para marcar os 30 anos da Vejinha, celebrados em setembro próximo, este blog trará reportagens, fotos, personalidades e temas abordados nas páginas da revista ao longo dos anos que ajudam a reconstituir as transformações de São Paulo nestas três décadas.