Zoológico de SP apresenta filhotes de lobo-guará
Animal é símbolo do Cerrado e está quase ameaçado de extinção. Nascimento é considerado sucesso reprodutivo raro sob cuidados humanos

Já estão na área de visitação os dois lobinhos-guará (Chrysocyon brachyurus) nascidos dia 17 de maio, no Zoológico de São Paulo. Depois de um período abrigados, sendo monitorados por veterinários e biólogos da instituição, os filhotes (um macho e uma fêmea), filhos dos lobos Caju e Pitanga, já podem ser vistos pelo público do zoológico.

Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará está classificado como “quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A espécie – uma das mais emblemáticas e vulneráveis do bioma Cerrado – enfrenta sérias ameaças devido à destruição do habitat e atropelamentos em rodovias. O nascimento sob cuidados humanos é raro em razão do comportamento solitário dos animais – ao contrário de outros canídeos eles não vivem em grupos sociais, o que dificulta o convívio com a fêmea – e da pouca diversidade genética disponível.
Segundo Luan Morais, biólogo chefe do setor de mamíferos da instituição, o nascimento em ambiente controlado é um feito importante para programas de conservação da espécie. “A reprodução sob cuidados humanos do lobo-guará é um desafio, pois exige condições específicas de manejo, espaço e tranquilidade para o casal reprodutor”, explica. A gestação durou cerca de dois meses.
Zoológico de São Paulo. Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda. (11) 4934 6804. Das 9h às 17h (bilheteria até às 16h). ingressos.zoologico.com.br