Ziraldo ganha homenagem em selo dos Correios e em mostra do Mercadão Municipal
Série de selos e grafites de exposição trazem personagens mais famosos de multiartista que faria 92 anos
Os Correios acabam de lançar selos comemorativos de Natal com ilustrações de Ziraldo, cartunista que comemoraria 92 anos na última quinta-feira (24), dia do lançamento da campanha. O artista também será homenageado a partir do dia 31 de outubro com a mostra Maluquinho da Quebrada, no Mercado Municipal Paulistano, o famoso Mercadão.
Ao longo de sua trajetória, Ziraldo realizou parcerias com os Correios, ele contribuiu com ilustrações de seus personagens para campanhas comemorativas e edições especiais de selos, ajudando a aproximar a arte gráfica da comunicação postal no Brasil. O multiartista morreu em abril deste ano.
A campanha dos Correios é composta de quatro selos natalinos em sua homenagem, destacando o seu legado de 70 anos como artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista.
O produtor Tarcisio Vidigal, da Filmes de Minas, e a equipe do Instituto Ziraldo selecionaram no acervo da instituição quatro desenhos de diversas épocas para ilustrar a nova série.
O primeiro selo traz um Papai Noel desenhado na década de 1970 que, segundo o relato do próprio Ziraldo no livro 40-55, Itinerário de um artista gráfico, é o desenho “mais solto e bem resolvido” que ele já fez do Bom Velhinho. Outro selo reproduz a capa da revista A Turma do Pererê de 1975, adaptada para o Natal de 2024. O terceiro selo traz o Menino Maluquinho, personagem mais famoso do cartunista, para um Natal do fim dos anos 1990. O quarto selo exibe um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.
São 160 000 exemplares, 40 000 para cada selo, com valor de R$ 2,55. Os selos vão medir 30 x 40mm e foram feitos pela Casa da Moeda do Brasil.
Homenagem maluquinha
O Mercado Municipal Paulistano, o famoso Mercadão, estreia dia 31 de outubro a exposição de grafites Maluquinho da Quebrada, em homenagem a Ziraldo.
A mostra é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional e as Fábricas de Cultura reúne os trabalhos de 14 grafiteiros dos arredores das unidades, que retrataram o Menino Maluquinho em um contexto que reflete a realidade de cada artista.
Por meio de suas obras, os grafiteiros expressam como seria a vida dele se tivesse nascido nos bairros circundantes das Fábricas.
A exposição ficará em cartaz no hall em frente ao Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão até dia 20 de novembro, com entrada gratuita.
Exposição Maluquinho da Quebrada. Mercado Municipal – Rua da Cantareira, 306, Centro. Seg. a sáb., 6h/18h. Dom., 6h/16h. Grátis.