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Waze Carpool: duas semanas e nenhuma carona

Reportagem testou aplicativo e só conseguiu uma oferta de viagem, que acabou cancelada

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 29 jan 2019, 17h46 - Publicado em 29 jan 2019, 17h00
O Waze lançou um app de caronas no Brasil em agosto de 2018 (Reprodução/Veja SP)
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Ativo no Brasil desde agosto de 2018, o Carpool, aplicativo de caronas do Waze, surgiu no mercado como mais uma alternativa para as pessoas chegarem a seus destinos sem precisar tirar o carro da garagem.

Cinco meses depois que o app começar a operar por aqui – tempo suficiente para se consolidar na praça – VEJA SÃO PAULO resolveu testar o serviço. E descobrimos que, em São Paulo, é possível ficar esperando por uma carona por até quatro dias.

O que seria apenas um teste acabou se tornando, na verdade, uma verdadeira saga para se conseguir uma carona. A reportagem se cadastrou no aplicativo na terça-feira (15).

Ao baixar o app no celular, é preciso preencher o cadastro com informações pessoais básicas. Em seguida, ajustar o horário e os destinos para onde deseja pegar uma carona.

Na terça, VEJA SÃO PAULO tentou pegar carona de Pinheiros, na Zona Oeste da capital, rumo ao Morumbi, na Zona Sul. Nenhum motorista apareceu durante o período solicitado, entre 10h e 11h. Caronas para o trajeto inverso também não foram disponibilizadas. A reportagem buscou por corridas entre 1830h e 19h30.

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Sem sucesso, a reportagem mudou os endereços de origem e destino para os próximos dias. Os horários, porém, foram mantidos.

Na quarta-feira (16), por exemplo, optou como ponto de origem o Masp, na Avenida Paulista, com destino à Praça da Sé, no coração de São Paulo. Nenhuma oferta de carona surgiu.

O mesmo ocorreu na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), quando a reportagem trocou para outro percurso movimentado da cidade, o trecho República-Lapa.

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Por volta das 16h desta sexta-feira (18), VEJA SÃO PAULO foi checar mais uma vez se havia caronas disponíveis e recebeu as primeiras ofertas de corridas. Só que todas para serem realizadas a partir de quarta-feira (23).

Essas ofertas de carona, no entanto, ficaram disponíveis por dois dias no app. Elas sumiram depois. No domingo (27), novas ofertas de carona apareceram no aplicativo. O trajeto era do Morumbi, na Zona Sul, para Pinheiros, às 19h da terça-feira (29). A reportagem manifestou interesse ao motorista que aparecia no aplicativo. Na segunda-feira (30), a oferta daquela carona voltou a desaparecer.

Em nota, o Waze informou que o serviços de carona crescem dia a dia em São Paulo desde o seu lançamento. A empresa sugeriu ainda que os problemas apontados pela reportagem podem ser atribuídos às férias. “Devido às férias de verão, temos visto mais pessoas voltarem ao aplicativo nas últimas semanas”, diz o texto. “Enquanto estamos à disposição para investigar qualquer questão em relação à experiência dos usuários, no momento não podemos compartilhar nenhuma conclusão”.

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O serviço

Para dar carona, é necessário fazer o download do aplicativo do Waze. Para quiser pegar carona, é preciso baixar Waze Carpool. Os aplicativos estão disponíveis no iOS ou no Android. A carona custa 2 reais para quem a pede. Já os motoristas recebem 4 reais para trajetos com menos de 5 quilômetros e 10 reais para rotas com menos de 40 quilômetros. Os valores são por tempo limitado.

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