Visitação a parques naturais cresce mais de 300% em SP
Os parques mais visitados foram o Parque Natural Fazenda do Carmo, na zona leste, e Parque Natural Jaceguava,

Com áreas conservadas, os parques naturais da capital paulista registraram um salto expressivo de público. No primeiro semestre de 2025, o número de visitas nesses espaços cresceu 332% em relação ao mesmo período de 2022, que passou de 5.996 para 25.919 visitantes, segundo a Prefeitura de São Paulo.
Os destaques de visitação são o Parque Natural Fazenda do Carmo, na zona leste, com aumento de 1.072%, e o Parque Natural Jaceguava, na zona sul, com alta de 594%. Também fazem parte da rede os parques Bororé, Itaim e Varginha, que receberam melhorias estruturais.
Natureza paulistana
Os Parques Naturais Municipais são áreas públicas protegidas que têm como objetivo conservar os ecossistemas nativos e promover a recuperação ambiental. Nessas unidades, é permitido o acesso para atividades como pesquisa científica, educação ambiental, turismo ecológico e lazer em contato direto com a natureza, desde que não haja interferência nos recursos naturais.
Aberto ao público em 2020, o Parque Natural Fazenda do Carmo resguarda a maior área de Mata Atlântica remanescente na Zona Leste. São 450 hectares, o equivalente a 500 campos de futebol ou três vezes o Parque do Ibirapuera. O local fica ao lado do Parque do Carmo, um dos parques urbanos mais movimentados da região.

Já o Parque Natural Jaceguava, em Parelheiros, na zona sul, está localizado às margens da represa Guarapiranga e apresenta tanto a vegetação típica da Mata Atlântica, como a do Cerrado brasileiro. Um dos destaques do local é a Trilha do Saci, com 2 km de extensão e vista para áreas de transição entre as diferentes vegetações.
Revitalização dos parques
Com ações coordenadas da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), os parques naturais têm apresentado aumento no número de visitas principalmente pela implementação de programas de trilhas ecológicas com acompanhamento técnico. O programa Vamos Trilhar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por exemplo, levou mais de 22 mil pessoas a explorar trilhas guiadas em parques naturais da cidade em 2024, e segue ativo aos finais de semana em 2025.
Além das trilhas, a programação cultural dos parques inclui desde aulas de yoga, ginástica e meditação até oficinas artísticas e atividades de educação ambiental, promovido em diversas regiões da cidade com foco na valorização da natureza.