Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Vídeo mostra deputado passando a mão em parlamentar na Alesp

Isa Penna denunciou assédio e entrou com representação contra Fernando Cury, que afirma que deu apenas um "abraço" na colega

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 dez 2020, 19h48 • Atualizado em 5 set 2025, 11h26
Imagem mostra momento em que o deputado Fernando Cury passa a mão na região dos seios da deputada Isa Penna
O deputado Fernando Cury passa a mão na deputada Isa Penna (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) foi gravado no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo passando a mão na região dos seios da deputada estadual Isa Penna (PSOL), na noite de quarta-feira (16).

    No vídeo, Cury conversava com um colega quando se direciona para Isa Penna, que está falando com outro parlamentar, de costas para Cury e apoiada na mesa diretora da Casa. Ele se aproxima por trás da parlamentar e passa as mãos por baixo dos braços da deputada.  O momento foi registrado pelas câmeras da Alesp:

    https://twitter.com/VejaSP/status/1339704511389167618

    Ela o afasta com as mãos e discute com ele, enquanto fala também com o parlamentar que está na mesa diretora. Depois de alguns instantes, Cury vai embora. A equipe da deputada divulgou uma nota para a imprensa, em que afirma que “Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na Alesp infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores”.

    Continua após a publicidade

    A parlamentar afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência contra Cury e também abrir uma representação no Conselho de Ética da Alesp. “Estou aqui pedindo pelo direito de ficar de pé e conversar com o presidente da Assembleia sem ser assediada”, disse ela no plenário nesta quinta-feira (17).

    Cury pediu desculpas e afirma que apenas “abraçou” a colega. Veja a fala do deputado:

    Continua após a publicidade

    “Subo aqui hoje nessa tribuna muito constrangido e muito triste pelo fato que foi aqui ocorrido e relatado, pelo julgamento feito. Gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei eu peço desculpa por isso. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo”.

    Continua após a publicidade

    Cury afirmou ainda que “a minha chefe de gabinete é uma mulher. Eu tenho assessoras mulheres aqui, no escritório em Botucatu. Eu nunca ia fazer isso na frente de 100 deputados”.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês