A vereadora Paolla Miguel (PT) foi alvo de ofensas racistas durante uma sessão na última segunda-feira (8). Ela discursava sobre um projeto quando xingamentos partiram de uma área com público.
Paolla estava falando de uma ação relacionada ao Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e sobre o Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra.
Presidente da câmara, o vereador Zé Carlos (PDB) pediu para que as imagens da sessão, gravadas pela TV Câmera, fossem analisadas em busca de identificar e punir os autores da injúria racial. Outros vereadores da casa relataram terem ouvido pessoas gritando “preta lixo” para ofender Paolla, como é possível ouvir na transmissão da emissora. Veja abaixo, aos 2:37:59.
“Na hora que eu recebi o vídeo, dá para ouvir nitidamente gritando ‘preta lixo’. Não dá para deixar que isso simplesmente passe. A gente precisa buscar os autores. A gente precisa que as pessoas entendam que isso é um crime. Que isso não é liberdade de expressão, como foi dito lá. Isso é um crime”, disse a vereadora ao portal G1.
Ela registrou um Boletim de Ocorrência nesta terça-feira (9) e a investigação será do crime de injúria racial. A Câmara de Campinas também abriu uma investigação.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.