Avatar do usuário logado
OLÁ,

Racismo: vereadora de Campinas é xingada de ‘preta lixo’ durante discurso

Transmissão da TV Câmara flagrou momento em que público presente hostilizava Paolla Miguel

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h16 - Publicado em 9 nov 2021, 16h02
A imagem mostra Paolla, em um púlpito, falando no microfone com uma máscara.
Paolla Miguel: vereadora foi alvo de insultos racistas (Reprodução TV Câmara/Veja SP)
Continua após publicidade

A vereadora Paolla Miguel (PT) foi alvo de ofensas racistas durante uma sessão na última segunda-feira (8). Ela discursava sobre um projeto quando xingamentos partiram de uma área com público.

Paolla estava falando de uma ação relacionada ao Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e sobre o Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra.

Presidente da câmara, o vereador Zé Carlos (PDB) pediu para que as imagens da sessão, gravadas pela TV Câmera, fossem analisadas em busca de identificar e punir os autores da injúria racial. Outros vereadores da casa relataram terem ouvido pessoas gritando “preta lixo” para ofender Paolla, como é possível ouvir na transmissão da emissora. Veja abaixo, aos 2:37:59.

“Na hora que eu recebi o vídeo, dá para ouvir nitidamente gritando ‘preta lixo’. Não dá para deixar que isso simplesmente passe. A gente precisa buscar os autores. A gente precisa que as pessoas entendam que isso é um crime. Que isso não é liberdade de expressão, como foi dito lá. Isso é um crime”, disse a vereadora ao portal G1.

Continua após a publicidade

Ela registrou um Boletim de Ocorrência nesta terça-feira (9) e a investigação será do crime de injúria racial. A Câmara de Campinas também abriu uma investigação.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Continua após a publicidade

Publicidade