O verão começou nublado nesta quinta-feira (21) na capital paulista. A cidade amanheceu com céu encoberto, chuva leve e os termômetros ficaram em torno de 20,5 graus. De acordo com a Climatempo, o mês de janeiro tem potencial para temporais com raios e granizo, com risco de alagamentos.
Apesar da chuva durante todo o dia na cidade, não houve registro de alagamentos ou deslizamentos. Nos próximos dias, a circulação de ventos sobre o país vai trazer ar quente e úmido do Norte para o Estado de São Paulo, podendo causar temporais típicos de verão.
“A umidade e o calor da Amazônia descem para o restante do País, provocando a estação com mais chuva tanto em volume, quanto em frequência”, diz Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.
A expectativa é de um Natal chuvoso em todo o Estado, nos dias 24 e 25, especialmente na região metropolitana e no litoral.
“O interior do Estado estará cheio de nuvens, que se espalharão e chegarão à capital no domingo”, explica Aline. As chuvas devem durar um pouco mais e se estender até a madrugada de segunda-feira (25), que seguirá instável e com temperatura em torno dos 30 graus.
Já no réveillon, a chuva deve dar uma trégua. Em janeiro, serão poucos os dias com temperaturas acima de 30 graus. Mas, em fevereiro e março, a expectativa é de recorde de calor, com chances de superar a média histórica e chegar a 35 graus.