O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, saiu por volta das 2h desta segunda-feira (2) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e chegou perto das 4h na cidade de Santos, onde será velado. O rei do futebol morreu na última quinta-feira (29) à tarde no Einstein, onde estava internado para tratar complicações de um câncer no cólon.
+Cidades da Grande SP anunciam aumento em tarifas de ônibus
Na rua que dá acesso ao estádio da Vila Belmiro, onde ocorrerá a cerimônia, vários fãs o aguardavam do lado de fora. O técnico Edinho, um dos filhos do rei do futebol, postou em suas redes sociais momentos em que ele saia do hospital até a chegada à cidade litorânea. “Chegamos em casa”, escreveu na publicação do Instagram.
Pouco antes da abertura dos portões, perto das 9h30, o caixão entrou no gramado por uma das laterais do campo por Edinho e outras oito pessoas. No trajeto, foi tocado o Hino do Santos, único clube que Pelé defendeu no Brasil. O velório teve início às 10h.
O caixão preto com detalhes em prata está adornado com flores brancas. Antes mesmo da abertura dos portões para o público em geral, vários integrantes da família já estavam presentes, além de autoridades tais como o presidente da Fifa, Gianni Infantino. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve chegar ao velório por volta das 11h.
Esquema
Segundo o esquema divulgado pelo Santos, os fãs que quiserem se despedir do ídolo podem acessar o local pelos portões 2 e 3. A saída será feita pelos portões 7 e 8.
O corpo do Rei @Pele acabou de chegar na Vila Belmiro.. A partir das 10h o torcedor do @SantosFC e os fãs do Rei poderão dar o último adeus! #deolhonopeixe pic.twitter.com/Lsuz0KPFGU
— De Olho No Peixe (@deolhonopeixe) January 2, 2023
No centro do gramado estão montadas duas tendas. A menor é reservada familiares e ídolos do clube. Já a outra é reservada para convidados e autoridades. A definição de um esquema que atendesse aos ídolos do clube atende a um pedido de Pelé.
O velório ocorrerá até as 10h da terça-feira (3). Depois disso o cortejo passará pelas ruas de Santos, incluindo o canal 6, onde mora Celeste Arantes do Nascimento, mãe do ídolo, que recentemente completou 100 anos de idade.
O corpo de Pelé será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. O sepultamento será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, sendo reservado para a família, a partir das 14h.