Veja dicas para evitar que o verão “aqueça” sua conta de luz
Saiba quais são os ‘vilões’ da gastança e aprenda a economizar com atitudes simples

A constância de dias mais quentes – característica do início do verão – costuma mexer com os hábitos dos brasileiros. O aumento do uso de ar-condicionado vem acompanhado de uma maior quantidade de banhos e de um uso mais frequente da máquina de lavar roupas. O problema é que, tudo isso junto, pode levar a um aumento significativo no consumo de energia e, consequentemente, do valor a ser pago.
“Quinze minutos de chuveiro ligado consomem a mesma energia que 400 lâmpadas de LED ligadas por uma hora”, diz Marcelo Puertas, diretor de subtransmissão da Enel Distribuição São Paulo. De acordo com ele, uma atitude simples já faria a conta de energia cair em 30%. Como? Virando a chave do chuveiro para a temperatura morna. “É uma coisa simples, mas que muita gente esquece de fazer.”
Outro eletrodoméstico bastante demandado no verão, a geladeira, também pode contribuir com contas de luz mais altas. Isso ocorre por conta das constantes aberturas da porta, que deixam o ar externo entrar, aquecendo o ambiente. Para resfriar novamente, o motor precisa trabalhar muito mais, o que faz disparar o consumo. Saber o que vai pegar na geladeira, antes de abri-la, poupa tempo e energia. “É importante verificar a vedação da porta, que se não estiver boa, deixa o ar de fora entrar”, explica Marcelo, da Enel.
E não é só: mesmo que indispensável, quando os termômetros se elevam, o ar-condicionado também tem a sua parcela de culpa no consumo de energia. Principalmente, por falta de manutenção, já que filtros sujos dificultam a passagem do ar. “Recomendo usar aparelhos com timer e a deixar o ambiente fechado”, afirma o diretor. Isso também evita sobrecarga no aparelho. E se precisar sair, o recomendável é desligar o ar e manter o local fechado: assim, mantem-se a temperatura fresca, sem sobrecarrega do aparelho.
Quanto à máquina de lavar, uma boa forma de economizar é trocar a água quente por fria e reunir um maior número de peças para serem lavadas de uma vez.
O cuidado com a iluminação, em geral, também ajuda: o recomendável é trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, pois elas consomem até 80% menos energia, são mais eficientes e aquecem menos o ambiente.
E para quem quiser saber melhor sobre os gastos de cada tipo de aparelho, pode acessar o simulador de consumo da Enel, disponível aqui.