USP e FGV criam projeto que paga usuários de transporte público para usarem bicicletas
Programa troca créditos no Bilhete Único para voluntários dispostos a realizar deslocamentos diários com bicicletas

Um projeto piloto busca voluntários dispostas a usarem bicicleta nos deslocamentos diários em troca de créditos no Bilhete Único. A proposta do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP junto com a FGV Cidades será lançada em agosto.
O objetivo é avaliar o impacto de incentivos financeiros sobre o comportamento de mobilidade urbana e ajudar a prefeitura a definir qual valor ideal a ser pago por quilômetro e quais perfis sociais devem ser priorizados para a implementação definitiva do programa Bike SP.
Na fase inicial, mil pessoas serão selecionadas a partir das inscrições, que podem ser feitas até o dia 30 de junho no link ime.usp.br/bikesp. Podem participar pessoas com idade acima de 18 anos, moradores da cidade de São Paulo, que tenham bicicleta e um Bilhete Único ativo e consigam pedalar.
Em julho, os participantes selecionados deverão baixar o aplicativo Bike SP (disponível apenas para celulares Android) e registrar seus deslocamentos. No mês seguinte, o experimento começa com até duas viagens por dia. Os créditos serão colocados diretamente no cartão e validados nas máquinas de recarga física já disponíveis em terminais e estações de transporte público.