Quem são os ex-alunos ilustres da Belas Artes? Confira lista
Centro Universitário completa 100 anos no dia 23 de setembro
O Centro Universitário Belas Artes completa 100 anos na próxima terça-feira (23). Originalmente, a instituição ocupou um prédio na Rua Bento Freitas e se chamava Academia de Bellas Artes de São Paulo. Na inauguração, estiveram presentes nomes como o pintor Benedito Calixto e os modernistas Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, amigos do fundador, Pedro Augusto Gomes Cardim.
Atualmente com quatro campi (Vila Mariana, Paraíso, Shopping Cidade Jardim e Votorantim), a instituição tem cursos nas áreas de arquitetura, design, comunicação, audiovisual, moda, negócios e tecnologia, somando mais de 7 000 alunos. É de lá o primeiro curso de arquitetura da capital, fundado em 1928, extinto em 1932 pelo governo estadual e só retomado em 1979. “Foi encerrado por uma questão ideológica, a de que não deveria existir um arquiteto que tivesse a arte como pilar”, explica a CEO Patrícia Cardim.
Confira abaixo alguns ex-alunos ilustres que passaram pela Belas Artes em seus 100 anos.
- CidadesBelas Artes faz 100 anos com planos de expansão; conheça a história da universidade
- Cultura & LazerUm papo com Criolo sobre os seus 50 anos, novidades e Grajaú: “Tem criança com fome”
- Cultura & LazerEleito imortal da ABL, Milton Hatoum fala sobre novo livro que encerra trilogia ‘O Lugar Mais Sombrio’
Benedito Calixto Neto
Neto do pintor de mesmo nome, formou-se em arquitetura em 1931, em uma das três primeiras turmas da instituição, e foi responsável pelo projeto da grandiosa Basílica de Aparecida.
Fernando Campana
Arquiteto pela Belas Artes, fundou, ao lado do irmão, Humberto, o estúdio que se tornou referência internacional do design contemporâneo brasileiro. Um pufe da dupla adorna a biblioteca na unidade Vila Mariana da instituição.
Marcelo Rosenbaum
Arquiteto e designer, estudou ali na década de 90 e se tornou professor honoris causa de arquitetura e urbanismo em 2018. Além do escritório, atua em conjunto com comunidades tradicionais Brasil afora.
Francisca Franco da Rocha
Foi a primeira mulher arquiteta formada pela instituição, na década de 30, e a primeira mulher editora de uma revista de arquitetura no Brasil, A Casa, entre 1938 e 1940.
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de setembro de 2025, edição nº 2962.





