Avatar do usuário logado
OLÁ,

Tubarão-golfinho é encontrado morto em praia do litoral norte

Carcaça de uma fêmea de 2,06 metros e 60kgs estava na Praia do Ubatumirim; animal pode ser o de vídeo que viralizou na segunda

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 jan 2022, 19h05 - Publicado em 21 jan 2022, 19h03
Corpo de tubarão golfinho morto
Carcaça era de uma fêmea com 60kg e que media 2,06 metro, segundo Instituto; animal pode ser o mesmo avistado na última segunda-feira (Instituto Argonauta/Divulgação)
Continua após publicidade

A carcaça de um tubarão foi localizada na manhã desta sexta-feira na praia do Ubatumirim, em Ubatuba, litoral norte paulista, por moradores da região.

Análise feita por técnicos do Instituto Argonauta indica se tratar de uma fêmea da espécie Lamna nasus (tubarão-golfinho), com 60kg e medindo 2,06 metros.

+Tubarão aparece próximo à areia de praia em Ubatuba; confira vídeo

Segundo o instituto, trata-se de uma espécie que vive sobretudo no oceano, e sua aparição é muito rara em zonas costeiras do litoral sudeste do Brasil.

Para o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, que recolheu a carcaça, essa fêmea pode se o mesmo animal avistado na praia Vermelha do Sul no dia 17 de janeiro, última segunda-feira.

“Considerando a raridade da ocorrência da espécie em áreas costeiras e as semelhanças entre eles, a probabilidade de ser o mesmo indivíduo é considerável”, explica Gallo, em nota emitida pelo Instituto.

Continua após a publicidade

Confira abaixo o vídeo feito por pessoas em um barco na última segunda-feira (17).

Essa espécie encontrada nesta sexta, também chamada de tubarão-cavala, são predadores de topo de cadeia alimentar, e muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho.

Continua após a publicidade

Alguns exemplares já foram capturados no Brasil, mas em pesca de espinhel. Trata-se de uma técnica de pesca em que as linhas são montadas a partir de uma linha mestra, com as demais penduras, em formato de uma espinha de peixe.

Pela necropsia feita no animal, ele já estava morto há algum tempo.

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicidade