São Paulo inaugura trilha com 182km de extensão em meio à natureza
Trilha Interparques liga parques e reservas ao Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.

São Paulo ganhou a maior trilha da cidade neste sábado (12), com 182 km de extensão: a Trilha Interparques. Lançada pela Prefeitura, a rota conecta áreas de conservação, parques e represas da zona sul ao Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.
A rota passa por pontos com vista para a represa Billings, uma torre de observação de incêndios com panorama para a Guarapiranga e uma área para piqueniques no entorno de um lago.
A biodiversidade é o destaque do passeio, com pontos em que se pode observar a transição da Mata Atlântica para o Cerrado, muita biodiversidade. A rota passeia por plantas ameaçadas de extinção, como o cedro-rosa, a samambaiaçu, o palmito-juçara e a araucária, além de animais como os macacos bugios-ruivos, fundamentais para a dispersão de sementes e a regeneração da floresta, o tangará-dançarino, caxinguelês, quatis, e diversas outras espécies.
“Esse percurso permite que os visitantes tenham contato direto com a biodiversidade paulistana. Além da experiência imersiva na Mata Atlântica, a trilha reforça a importância da preservação e do equilíbrio ambiental e fortalece a economia e o turismo na região”, explica o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
O mapa da Trilha Interparques está disponível neste link.