O biomédico Roberto Martins, também conhecido como Dr. Bactéria, responde a três perguntas sobre o cuidado e a limpeza em casa:
COM QUAL FREQUÊNCIA É PRECISO TROCAR A ESPONJA DA COZINHA?
A mesma esponja pode ser mantida em uso por até uma semana, desde que ela seja limpa de forma correta. Esse cuidado é necessário porque os itens de cozinha são ótimos locais de proliferação de micro-organismos, como bactérias e fungos. Existem duas formas de manter uma esponja limpa. A primeira consiste em colocar o item já limpo com sabão em água fervente por até cinco minutos. Depois, é só retirar, torcer e guardar em local seco.
+ Por que acordamos com mau hálito?
A segunda maneira é bem parecida: basta lavar a esponja e colocá-la, ainda úmida e envolta em papel toalha, dentro do micro-ondas por 60 segundos. Não se esqueça de abrir com cuidado, porque o material estará quente. Depois de limpa, nunca guarde a esponja em cima do sabão em barra. Ela deve ser mantida sempre em local seco.
O QUE É MAIS HIGIÊNICO: ENXUGAR A LOUÇA COM PANO OU DEIXÁ-LA SECAR NATURALMENTE?
Deixar tudo secando naturalmente. O pano de prato só é recomendado se estiver seco e devidamente higienizado – e ele deve ser trocado todos os dias. Do contrário, o melhor é optar pela toalha de papel ou deixar a louça secar naturalmente. Isso porque quando está úmido, após o uso, o pano chega a ter cerca de 1 milhão de micro-organismos a mais do que a tampa de um vaso sanitário.
Segundo uma pesquisa americana realizada no ano passado, foram encontradas, por exemplo, bactérias do grupo coliforme (indicadoras de contaminação) em 89% dos panos analisados. Já a bactéria Escherichia coli foi vista em 26% das amostras. A cozinha é mais contaminada do que um banheiro. É nela que descarregamos verduras e hortaliças, ainda não lavadas, e carnes.
+ Chocolate pode causar uma crise de enxaqueca?
Além disso, quem costuma enxugar as mãos no pano de prato precisa manter duas unidades à disposição: uma para a louça e outra para si. A higienização correta do tecido é feita do seguinte modo: ferva o pano em 1 litro de água com uma colher de bicarbonato de sódio de 3 a 5 minutos. Em seguida, ele deve ser lavado na máquina e, quando seco, passado a ferro.
QUANDO DEVO TROCAR LENÇÓIS E TOALHAS?
As toalhas usadas para secar o rosto e as mãos devem ser trocadas diariamente. É preciso ter cuidado especial com elas, pois podem servir de meio para transmitir doenças, como conjuntivite. Já as toalhas para secar o corpo devem ser trocadas a cada dois dias. Após o uso, elas devem ser estendidas, por exemplo, no box do banheiro.
As bactérias precisam de água para sobreviver, portanto, é importante que ela esteja sempre aberta após o uso, para que seque rápido. Nunca deve ser guardada úmida. Outro fator importante para garantir toalhas sempre limpas é lavá-las com água a 60º C por cerca de trinta minutos. A lavagem com água em temperatura normal não mata as bactérias. O ideal também é secá-las ao sol e usar ferro de passar.
Já os lençóis devem ser trocados uma vez por semana. É importante deixar a cama arejar após se levantar. Portanto, o ideal é arrumar a cama uma hora após sair dos lençóis. Para guardar as roupas de cama, é importante passá-las no ferro e colocá-las em sacos fechados, de preferência feitos com TNT, um tecido respirável e que permite a troca de ar.