Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Trem entre São Paulo e Campinas: confira os detalhes do projeto bilionário

Leilão que aconteceu nesta quinta-feira (29) concedeu ao consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos a licitação de operação do serviço

Por Tomás Novaes
1 mar 2024, 14h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, será construído e operado pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (29).

    A empresa, união da chinesa CRRC e da brasileira Comporte, foi a única a apresentar uma proposta. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em contrato de 30 anos — o aporte do governo estadual será de R$ 8,98 bilhões.

    O que está previsto no projeto?

    O edital abrange três serviços: o Trem Intercidades (TIC), que irá ligar a cidade de Campinas com a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital paulista; o Trem Intermetropolitano (TIM), que vai atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas; e a operação da Linha 7-Rubi, do Brás a Jundiaí, hoje feita pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

    Como irá funcionar o trem que liga São Paulo a Campinas?

    Em trecho de 101 quilômetros de extensão, o serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí.

    A previsão é de 64 minutos de viagem, com capacidade para transportar até 860 passageiros. Segundo o governo estadual, será o trem mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

    Continua após a publicidade
    trem-campinas-mapa
    O mapa dos serviços incluídos no edital: dois novos trajetos de trem (Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

    + Entenda o projeto bilionário do túnel que ligará Santos ao Guarujá

    Como irá funcionar o serviço TIM (Trem Intermetropolitano)?

    Diferente do TIC, que será expresso, o TIM terá paradas nas estações de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Serão sete novos trens, em percurso de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos.

    O serviço terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2 048 passageiros em cada veículo.

    Quanto vai custar a passagem do trem para Campinas?

    O edital prevê valor máximo de 64 reais para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas, com reajuste anual pela inflação. Já o transporte intermetropolitano está previsto para custar 14,05 reais.

    Continua após a publicidade

    Quando o trem para Campinas será inaugurado?

    De acordo com o edital, a previsão é que o Trem Intercidades (TIC) fique pronto em 2031, e o Trem Intermetropolitano (TIM) em 2029.

    Compartilhe essa matéria via:

    Publicidade

    Publicidade