Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Treino funcional ganha espaço nas academias

Bastante eficaz para queimar gorduras, o circuito de exercícios lembra o das antigas aulas de educação física

Por Carolina Romanini
Atualizado em 1 jun 2017, 17h48 - Publicado em 14 mar 2013, 18h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em um circuito de exercícios que lembra um pouco o das antigas aulas de educação física, os alunos alternam saltos, giros e agachamentos com a ajuda de bolas suíças, elásticos e barreiras. Ao fim de uma sessão com duração de 45 minutos de um treino funcional, como a atividade é conhecida, eles recebem uma boa recompensa: cerca de 600 calorias a menos. A médio e longo prazos, conquistam músculos tonificados e alongados, além de melhoras na postura corporal e na capacidade cardiorrespiratória. Por esses motivos, a novidade vem ganhando espaço em redes de academias da capital como a Bodytech, a Bio Ritmo e a Companhia Athletica, entre outras.

    O programa de condicionamento chegou à cidade nos últimos anos pelas mãos de personal trainers como Luciano D’Elia, da empresa Core 360º. “No formato mais tradicional, as atividades aeróbicas e de força são feitas quase sempre de forma separada”, explica ele. “Já no treinamento funcional, o corpo é trabalhado como um todo, daí o resultado rápido e eficiente.” Desde 2008, Luciano capacita profissionais para trabalhar com a modalidade. Quando iniciou o serviço, tinha cerca de 300 aprendizes por ano na capital. Esse número saltou para 1 915 em 2012.

    A entrada das academias de ginástica no circuito ajudou o negócio a se popularizar por aqui. A Bodytech, por exemplo, com sete filiais na metrópole, introduziu a modalidade em 2010 na sua rede. Só no ano passado, a procura do serviço pelos matriculados aumentou em 30%. O publicitário André Lopes, de 28 anos, faz parte dessa turma desde 2012. “Não volto mais para a musculação tradicional”, afirma ele, que treina na unidade do Shopping Eldorado. “Deixei de sentir aquela sensação de inchaço no fim da malhação, e meu corpo ficou mais definido.”

    Continua após a publicidade
    treino funcional2
    treino funcional2 ()

    Em geral, as academias oferecem a atividade no cardápio variado de aulas embutido no preço de suas mensalidades. Os treinos são coletivos, em turmas de dez a vinte pessoas. Quem prefere um atendimento personalizado pode fazer sessões individuais. Cada uma custa entre 50 e 150 reais. A escrevente de cartório Sandra Amatto, de 62 anos, malha um total de quatro horas por semana, ao lado do personal Enrico Massoni, no Funcional Studio Personal, nos Jardins. “Hoje faço exercícios com muito mais prazer depois que descobri esse estilo”, diz ela. Qualquer um pode aderir, inclusive os sedentários, tomando os devidos cuidados, como uma consulta a um médico antes de iniciar a atividade. “É bom fazer também um acompanhamento profissional ao longo do tempo, pois há pessoas que acabam se empolgando e extrapolando na carga”, alerta Ricardo Munir Nahas, especialista em medicina do esporte.

    Em algumas situações, o treinamento funcional é recomendado para tratar de dores e lesões. É o caso da arquiteta Carolina Cervellini Montag, de 38 anos, que nos últimos tempos andava às voltas com um incômodo na lombar. Preocupada, procurou o Instituto Vita, especializado em reabilitação do esporte, localizado dentro do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Além de sessões de fisioterapia para acabar com a dor, o médico indicou o treinamento funcional para retomar os movimentos aos poucos. Carolina gostou tanto da coisa que, depois de curada, adotou a atividade em sua rotina de ginástica. Empolgada com os resultados, ela se aventurou no último mês, ao lado do marido, numa pedalada de 47 quilômetros pela cidade de Santiago, no Chile. “Terminei o trajeto inteira e sem sentir nenhum desgaste no corpo”, comemora.

    treino funcional3
    treino funcional3 ()
    Continua após a publicidade

    ALTO IMPACTO

    As características do programa de condicionamento

    Quem faz: atletas e pessoas que já treinam há algum tempo e buscam uma atividade mais rápida e completa

    Resultados: melhora na postura e na capacidade cardiorrespiratória, músculos definidos e alongados, prevenção de lesões

    Gasto calórico: até 600 calorias em 45 minutos de exercício

    Continua após a publicidade

    Quanto custa: de 50 a 150 reais (aula individual)

    Bio Ritmo. Avenida Paulista, 2073, Terraço 2, Bela Vista, ☎ 3145-6555.

    Bodytech. Avenida Rebouças, 3970, 2º subsolo, Pinheiros, ☎ 2197-7333 (mais seis endereços).

    Companhia Athletica. Avenida Roque Petroni Júnior, 1089, piso superior, Santo Amaro, ☎ 5188-2000 (mais quatro endereços).

    Continua após a publicidade

    Funcional Studio Personal. Alameda Jaú, 1607, Mezanino, Jardins, ☎ 99149-9999.

    Instituto Vita. Praça Roberto Gomes Pedrosa, portão 2, Estádio do Morumbi, ☎ 3123-8482 (mais quatro endereços).

     

    Publicidade

    Publicidade