Avatar do usuário logado
OLÁ,

Tom Zé se apresenta na Mostra Sesc de Artes

Cantor reproduz faixas do criativo CD “Jogos de Armar (Faça Você Mesmo)”, lançado em 2000

Por Carol Pascoal
Atualizado em 5 dez 2016, 17h02 - Publicado em 14 jul 2012, 00h50

Prestes a colocar na rua o disco “Tropicália Lixo Lógico” — com lançamento previsto para este mês —, o baiano de Irará Tom Zé, de 75 anos, sobe ao palco com o repertório de um importante trabalho de sua carreira: “Jogos de Armar (Faça Você Mesmo)”. Lançado em 2000, o CD trouxe novas sonoridades através de “instromzémentos”, ou instrumentos criados por Tom Zé na década de 70, como o buzinório (buzinas potencializadas por tubos de PVC) e o enceroscópio (composto de enceradeiras, aspiradores de pó e liquidificadores).

+ Planeta Terra anuncia mais duas atrações

+ Alanis Morissette e Norah Jones anunciam shows na cidade

O grande mérito do álbum foi levar o artista de volta ao circuito das grandes casas de espetáculos brasileiras. Realizada em novembro daquele ano no extinto DirecTV Music Hall, em Moema, a noite de estreia do CD divertiu a plateia do início ao fim. Na ocasião, antes de o show começar (de portas abertas e sem transmitir o vídeo com as instruções de emergência), o intérprete entrou no palco abruptamente à frente da banda e executou a faixa “Passagem de Som”, que traz os versos “Alô! Tem som aqui neste microfone?”, “Quanta microfonia!” e “1, 2, 3, som, experiência”.

No Sesc Vila Mariana, além de receber o acompanhamento de teclado, bateria, baixo, guitarra e bandolim, Tom Zé carrega toda a criativa parafernália para cantar “Chamegá” e “Jimi Renda-se”, parcerias, respectivamente, com Vicente Barreto e Valdez, a autoral “Conto de Fraldas” e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A performance integra a Mostra Sesc de Artes, que reúne também espetáculos de teatro, literatura e outras atrações.

Publicidade