O retrato de um time masculino de futebol da Faculdade Cásper Líbero foi alvo de críticas porque uma parte parte da equipe posou fazendo gestos obscenos, simulando uma vagina com as mãos. A imagem – que serviria para os Jogos Universitários de Comunicação e Artes – causou polêmica ao aparecer no perfil de jogadores nas redes sociais e foi apagada.
Em nota, a Frente LGBT+ da universidade classificou a pose como “uma referência clara à cultura do estupro e à fetichização de mulheres”, e afirmou ter recebido denúncias do tipo envolvendo outras equipes masculinas. “Acreditamos que não faz sentido um time da nossa faculdade ser representado por essa foto, extremamente ofensiva às mulheres, que compõem a maior parte do corpo discente da Cásper Líbero”, diz o texto.
Após reclamações de alunos, a Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens divulgou uma nota de repúdio e pediu desculpas pelo ocorrido. O comunicado afirma que a foto veio a público por um “erro grave de revisão na edição” e que os representantes da organização tomarão medidas para impedir que vazamentos desse tipo aconteçam. “Trabalhamos agora em uma medida efetiva de controle, educação e reflexão para que casos como esse não se repitam mais, seja em fotos, festas, jogos e no dia a dia da faculdade.“
Leia na íntegra: