O tempo seco e frio deve permanecer pelo menos até segunda-feira (7) em São Paulo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no início da semana que vem está prevista a chegada de uma massa de ar úmido, que não resultará em chuva (somente um chuvisco), mas melhorará a sensação para as pessoas.
- + Homem morre após passar mal dentro da Arena Corinthians
- + Rodrigo Paiva não é o primeiro jornalista brasileiro a brigar em Copa
Nesta quarta-feira (2), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o índice de umidade relativa do ar chegará a 24%. “O clima seco e a umidade do ar baixa permanecem. Na segunda entra um ar úmido, mas chuva mesmo não deve acontecer”, diz o meteorologista Franco Villela.
Saúde
Recorrentes no inverno, o tempo seco, a baixa umidade do ar e a consequente maior concentração dos poluentes na atmosfera são um prato cheio para doenças respiratórias, como rinite e bronquite, e problemas na garganta, além de dores de ouvido.
O diretor da Divisão de Pneumologia do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), Carlos Carvalho, alerta para o risco em alguns horários e locais que devem ser evitados para a prática de atividades físicas. Confira algumas dicas do especialista:
- Evite a prática de exercícios a partir das 17h em locais considerados “baixadas”, como, por exemplo, avenidas movimentadas e beira de marginais;
- Faça exercícios em partes altas da cidade e que sejam arborizadas;
- Lave cobertores e blusas que estavam guardados em armários antes de utilizá-los, pois eles acumulam fungos. Caso contrário, o uso pode causar reações alérgicas;
- Procure não utilizar vassouras para fazer a limpeza de ambientes com poeira. Opte por um pano úmido;
- Em dias muito secos, use colírio e soro fisiológico nas regiões dos olhos e narinas, ele lubrifica a mucosa e evita irritação;
- Os vírus se concentram em locais fechados. Evite aglomerações em lugares fechados;
- Quando a umidade do ar estiver abaixo de 20% ou 30% é preciso beber muito líquido;
- Os umidificadores de ar devem ser ligados em quartos e salas nos dias em que a umidade do ar estiver abaixo de 30%. Caso contrário, eles podem umidificar demais o ambiente e criar fungos em móveis, por exemplo.