O novo tatuzão a ser usado para perfurar os túneis da linha 2-Verde do Metrô será maior do que o que foi empregado para a linha 4-Amarela. O equipamento será fabricado na China deve chegar ao Brasil em 2023.
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A máquina Shield, como é tecnicamente conhecida, terá 100 metros de comprimento e a roda de corte –usada para abrir os túneis– terá 11,65 metros de diâmetro, maior do que os 10,58 metros de diâmetro do tatuzão que foi usado na linha 4-Amarela.
A máquina consiste em uma estrutura que perfura a terra, a remove do local e, ao mesmo tempo, instala anéis de concreto. Ela será usada para cavar 8km de túneis da região da Vila Prudente até a Penha.
O projeto de ampliação da linha 2-Verde prevê um total de oito estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Quando estiver pronta (a previsão é 2026), deve se tornar a maior linha de metrô em extensão da cidade, com 23km, já que irá da Penha (zona leste) até a Vila Madalena (zona oeste).
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A conclusão da obra deve acrescentar ao menos 300 mil novos passageiros à linha 2-Verde, fazendo com que a circulação passe para 1,3 milhão, e facilitará o acesso dos moradores da zona leste à Paulista e zona sul da cidade. Ela terá conexões com outras seis linhas: 1-Azul; 3-Vermelha; 4-Amarela; 5-Lilás; 15-Prata; e 11-Coral.