Tatuzão inicia escavação em trecho da Linha 6-Laranja; previsão de entrega é 2025
Equipamento vai percorrer 10 quilômetros nos próximos meses

O governo de São Paulo e a Acciona iniciaram nesta quinta-feira (16) a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja do Metrô, no sentido sul. Segundo a gestão João Doria (PSDB) o equipamento, conhecido como tatuzão, vai percorrer dez quilômetros nos próximos meses, realizando o trajeto de dez estações.
+ Prefeitura e governo federal anunciam acordo para o Campo de Marte
A tuneladora parte da área da estação Santa Marina, na região da Água Branca, Zona Oeste, e vai até São Joaquim, no centro da cidade. “As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo. Essa obra vai reduzir de 1h30 para 23 minutos o tempo de percurso (entre a Brasilândia e o centro da cidade)”, disse o tucano. A previsão de entrega da linha é para outubro de 2025. As obras ficaram paradas até 2016 e foram retomadas no ano passado.
A escavação no trecho norte da linha, que vai de Santa Marina até a Brasilândia e tem 5,6 quilômetros, deve começar no primeiro semestre de 2022. Cada tatuzão pesa 2 000 toneladas e tem 109 metros de extensão, com capacidade de perfuração de 12 a 15 metros por dia. Segundo o governo, são necessárias cerca de 50 pessoas para operarem o equipamento, que se dividem em três turnos de trabalho.
Até o momento a 6-Laranja possui 450 metros de túnel perfurados por outro método, que não requer a utilização de tuneladora.