O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu fixar em 1 550 reais o salário mínimo no estado de São Paulo. O valor supera o anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 1 320 reais a partir de 1º de maio.
Hoje, o valor do salário mínimo paulista tem duas faixas, sendo a 1 de 1 284 reais e a faixa 2 de 1 306 reais. A proposta é unificar as duas faixas. Para começar a valer, porém, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) precisa aprovar o projeto enviado pelo governador, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Na noite do último domingo (30), Lula fez pronunciamento em rede nacional anunciando o aumento de 8,9% do salário mínimo, dos atuais 1 302 reais para 1 320 reais, reajuste maior que a inflação. A proposta do presidente precisa passar pelo Congresso Nacional.
Historicamente, o salário mínimo de São Paulo costuma ser maior do que o nacional. Isso porque os governadores de cada estado têm discricionariedade para fixar um valor maior, de acordo com o orçamento e custo de vida de cada unidade federativa.