Uma grande garrafa colorida com frases motivacionais que estimulam as pessoas a beberem água está fazendo a alegria dos vendedores desses produtos e, de quebra, seu uso é aprovado por especialistas. “Sempre recomendamos que as pessoas tomem mais água e muitas vezes isso não acontece. Essa nova febre veio para ajudar”, afirma a nutricionista Maria Fernanda Naufel, professora de nutrição da Unifesp. A tal febre começou no TikTok (a rede das dancinhas).
Feitas de plástico e com capacidade para 2 litros (o preço varia de 38 a 120 reais), as garrafas têm tampa abre e fecha e um grande canudo, além de frases impressas no seu exterior como “lembre-se de seu objetivo”, “está na metade do caminho”, “você consegue”, “não desista”, e por aí vai. “Minha filha de 7 anos viu no TikTok e comprei uma de 2 litros para mim e outra de 1 litro para ela. Antes eu não bebia nada de água e sofria com retenção de líquido”, diz Natally Malhoque, 33, fiscal de transporte coletivo. “Além do trabalho, eu tenho outra igual em casa”, afirma a recepcionista Ananda Silva, 27.
As garrafas também chamam a atenção por serem customizáveis, já que vêm com adesivos colantes e em 3D. “Você acaba se apaixonando. Antes tinha muita dificuldade de beber água e agora eu me sinto com o dever cumprido depois de tomar os 2 litros por dia. Além disso, minha pele está mais clara e as acnes melhoraram”, afirma a megahista Manuella Lima Souza, 18 anos. O consumo de água abaixo do ideal é o grande responsável por problemas de saúde como o cálculo renal e infecção urinária, segundo o médico José A. Moura Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia. “O excesso de água também pode ser prejudicial”, alerta Moura Neto. O médico indica que, de forma geral, as pessoas precisam de 30 mililitros de água por quilo de peso, algo como 1 litro e meio para alguém de 50 quilos. O produto não faz sucesso apenas entre as mulheres. O projetista Maurício Nunes, 35, leva a sua garrafa para o escritório onde trabalha e também para o dojo onde pratica jiu-jítsu. “Nunca tive problema por não tomar água, mas a praticidade e esse volume que se pode ter sem repor a todo momento é muito bom.”
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2023, edição nº 2844