SP emite 700 alertas para celulares com queixa de roubo em todo o estado
Pessoas notificados têm até três dias úteis para realizar a devolução

A nova fase do Programa SP Mobile começou a notificar nesta terça-feira (2) cerca de 700 pessoas que estão em posse de um celular com restrição criminal. A iniciativa tem como objetivo recuperar aparelhos eletrônicos roubados e furtados que foram reativados por terceiros.
O projeto teve início em junho, quando 3,5 mil celulares foram recuperados e pouco mais da metade dos aparelhos (52%) foi devolvida às vítimas, e agora está sendo levado para todas as regiões do estado.
Nessa nova fase, são duas etapas: o encaminhamento das notificações, que dão três dias úteis para o cidadão notificado comparecer ao endereço indicado e realizar a devolução, e uma segunda que compreende mandados de busca e apreensão dos aparelhos não devolvidos.
Os dados das pessoas serão enviados para equipes da Polícia Civil e elas poderão responder criminalmente por receptação, de acordo com as circunstâncias apurados no caso.
Como funciona o SP Mobile?
O programa usa o cruzamento de dados de boletins de ocorrência com apoio das operadoras de telefonia para identificar receptadores, cumprir mandados e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos. Ele é o primeiro sistema do Estado a integrar de forma organizada todas as ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo reforça a importância de registrar boletim de ocorrência, incluindo o IMEI do celular, um número de 15 dígitos que identifica o aparelho.